A Prefeitura de Itabirito reafirmou nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, o compromisso com o meio ambiente. Com o objetivo de assegurar a qualidade da coleta seletiva, o município firmou termo de cooperação com a Ascito para cessão de caminhão 0 km à associação de catadores de materiais recicláveis.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A Ascito foi fortemente impactada pelas intensas chuvas ocorridas em Itabirito no início deste ano. O galpão, localizado no bairro de Lourdes, foi afetado pelo deslizamento de talude ocorrido na parte traseira. A associação teve ainda um de seus caminhões, utilizado nos trabalhos de coleta seletiva, gravemente danificado. Cessão de caminhão 0 km A cessão do caminhão tem como objetivo minimizar os impactos sofridos, bem como garantir a realização da coleta seletiva porta a porta.
“O veículo será utilizado nas rotas com maior volume de materiais recicláveis, melhorando a dinâmica do serviço e aumentando o volume de material coletado”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite. A coletiva seletiva é realizada em Itabirito de forma simplificada: separa-se o seco (resíduos recicláveis) do úmido (resíduos orgânicos). Os resíduos coletados pelos catadores são levados aos galpões das associações, onde são triados, prensados e, a seguir, comercializados e corretamente destinados. Fonte de renda para famílias Atualmente, a coleta seletiva é uma importante fonte de renda para cerca de 40 famílias de Itabirito. “É fundamental que a população fique atenta às rotas, dias e horários da coleta seletiva para que possa deixar o lixo seco na porta de casa. Dessa forma, ele é transformado em renda, garantindo uma vida digna para dezenas de famílias itabiritenses”, acrescenta o secretário de Meio Ambiente.