Volta Reparata : Protesto em Cachoeira do Brumado

    Volta Reparata

    Moradores de Cachoeira do Brumado fazem protesto por reforma em escola e contra ida de alunos para outra escola em Monsenhor Horta.

    Dia 10 de fevereiro de 2022 a comunidade escolar, alunos, pais de alunos, professores, ex-alunos da Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira realizaram um protesto interditando a rua em frente a escola durante a parte da manhã em Cachoeira do Brumado, distrito há 27 Km de Mariana.

    A prédio da escola  se encontra interditado por problemas no telhado e a situação se agrava. Apesar da 25ª SRE Superintência de Educação de Ouro Preto enviar recursos para a obra, a firma vencedora da licitação, segundo a Diretora Sra. Jandiara Albuquerque desistiu da obra, causando transtorno e sendo necessário convocar a segunda colocada, que ainda não iniciou as obras.

    Sra. Jandiara disse também que o Prefeito interino Sr. Juliano Vasconcelos se prontificou a apoiar as obras de reforma da escola.

    Comunidade escolar cobra mais celeridade e demostra insatisfação com a solução apresentada, que seria dividir os alunos em outras duas escolas, uma em Cachoeira do Brumado e outra no distrito de Monsenhor Horta.

    A 25ª SRE de Ouro Preto, que abrange as cidades de Ouro Preto, Mariana, Diogo de Vasconcelos e Itabirito, informou ao jornal O Espeto que as aulas começarão dia 21 de fevereiro, porém não informaram sobre o local. A escola estadual Dona Reparata tem cerca de 300 alunos, e foi uma das mais premiadas da região no passado recente com projetos como “Rádio Escola”, “ TV Escola”, entre outros. Além disso Cachoeira do Brumado tem maior índice de pessoas com graduação completa e pós graduação de toda região !

    Muitos reclamam dessa mudança, mesmo que provisória, para Monsenhor Horta, distrito de Mariana há 20 Km de Cachoeira do Brumado, possa acarretar risco aos alunos, professores e funcionários devido ao transporte. Também alegam que a escola é um local da construção da identidade cultural e interação da comunidade.

    Vamos aguardar a decisão da 25ª Superintendência de Ensino de Ouro Preto sobre essa questão.