Creche segura: Itabirito capacita monitores escolares em noções de primeiros socorros

    A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no início deste mês capacitação em noções de primeiros socorros para monitores de apoio escolar.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O objetivo da atividade foi oferecer treinamento para identificação e ação preventiva em situações de emergência até que o suporte médico seja acessado. Participaram do minicurso monitores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs supervisionando crianças de 0 a 3 anos. A atividade foi realizada na Escola Municipal José Ferreira Bastos e reuniu 125 servidores. “Quando se trata de seres humanos, temos de cuidar do outro como cuidaríamos de nós mesmos, com um olhar diferenciado. É isso que estamos buscando: cuidar do outro com empatia em primeiro lugar e afirmando a importância do trabalho dos monitores com as nossas crianças”, afirma a coordenadora do Cmaee, Denise Couto.

    Atendimento primário A capacitação, ministrada pelo sargento Edvandro Gomes e pela brigadista Karina Aquino, da Brigada Municipal, orientou os profissionais sobre cuidados básicos de proteção à vida, em situações como ferimento, fratura, hemorragia, crise convulsiva, imobilização, aferição de sinais vitais e engasgo. “O primeiro atendimento é fundamental, uma vez que, até a chegada do brigadista, uma pessoa capacitada em primeiros socorros conseguirá realizar o atendimento de forma eficaz, não dispensando a atuação dos brigadistas, porém fornecendo essa primeira assistência emergencial”, acrescenta o coordenador adjunto da Brigada Municipal, sargento Edvandro Gomes.

    Lei Lucas De acordo com a Lei Federal nº 13.722/2018, mais conhecida como Lei Lucas, a capacitação em noções básicas de primeiros socorros é indispensável para os profissionais de escolas do ensino básico e espaços de recreação infantil. “Essa capacitação para os monitores de apoio, que são aqueles que trabalham diretamente no cuidado das crianças de creches municipais, além de cumprir a Lei Lucas, tem o intuito de dar suporte a essas pessoas para fazer os primeiros socorros nas escolas quando necessário”, destaca a secretária de Educação, Iracema Mapa.