O diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio responsável por promover o aproveitamento da glicose no corpo. Para maior efetividade no controle da doença, os pacientes diabéticos precisam medir o índice glicêmico ao longo do dia. Desde 2017, o Município não fornecia as tiras reagentes para o controle da glicose no domicílio, o que fazia com que o usuário precisasse se deslocar várias vezes ao dia à Unidade de Saúde para medir a glicose de acordo com frequência determinada pela prescrição médica.
Pensando em oferecer mais comodidade aos diabéticos, a Secretaria de Saúde começou a distribuir em fevereiro deste ano as tiras medidoras de glicemia para que seja realizado o automonitoramento. Como explica Tatiane Gomes, coordenadora da Atenção Primária, o monitoramento domiciliar pode fazer com que o paciente tenha um controle mais rigoroso do índice glicêmico, retardando a progressão das complicações de saúde em pacientes diabéticos, tais como lesões renais, lesões oculares, lesões neurológicas.
Para receberem as tiras reagentes para controle glicêmico domiciliar, os pacientes diabéticos em uso de insulina devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para obterem a prescrição médica fornecida
pelo médico da Unidade. As fitas poderão ser retiradas nas farmácias básicas municipais mediante apresentação dos seguintes documentos: relatório médico, prescrição médica que contenha a indicação do uso de insulina e documento de identificação com foto.
Em caso de dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua casa.
Texto: Júlia Adrielle
Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação(31) 3559-3286