A Samarco em comunicado ao jornal O ESPETO esclarece que não utiliza barragens de rejeitos em seu processo produtivo.
A Samarco informa que assinou o Termo de Compromisso, sexta (25/02/2022), com o Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal (MPF), e interveniência da Agência Nacional de Mineração (ANM), para descaracterização da Barragem e Cava do Germano, em Mariana.
Em comunicado enviado ao jornal O ESPETO a Samarco reforça seu compromisso com a segurança das pessoas e do meio ambiente e continuidade do projeto de descaracterização de suas duas barragens a montante.
Segundo comunicado as obras de descaracterização feitas pela Samarco, foram iniciadas antes mesmo da lei de 2019, e seguem em estágio avançado ainda contando com acompanhamento mensal do Ministério Público de Minas Gerais por meio de auditoria independente especializada, atendendo às normas estaduais e federais vigentes.
A Samarco afirma que seu objetivo é garantir que as intervenções sejam concluídas em um prazo adequado, mantendo a estabilidade das estruturas, ao longo de toda a obra, porém no comunicado não consta prazo, ou data para conclusão das obras.
A Samarco esclarece que não utiliza barragens de rejeitos em seu processo produtivo.