Projeto Seresta Imperial promete agitar cultura e atrair olhares para Mariana
    Jornalista Acyr Antão idealizador do projeto Seresta Imperial

    O renomado jornalista Acyr Antão falou ao jornal O ESPETO sobre o projeto que visa fomentar a cultura, turismo através da música em Mariana:

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    “O projeto Seres- ta Imperial será uma forma de oportunizar música de boa qualida- de, reviver a grande se- resta brasileira, a seres- ta do tempo do Império, e a seresta também dos tempos modernos.

    O projeto Seresta Imperial vai movimentar toda cidade de Maria- na, serão dias de multa festa, confraternização e cultura. Estamos pro- vendo reuniões com vários setores, pessoal dos hotéis, pessoal da cultura, restaurantes, do Museu da Música, poder público, para que toda cidade seja integrada nesse projeto que visa ter banda de música, “choro”, palco, seresta, artesanato, tudo isso para que Mariana possa viver cinco meses, nas datas das apresentações, uma experiência maravilhosa.” Disse Acir Antão. “Esperamos que a Seresta Imperial se repita e faça parte do calendário de eventos culturais de Minas.” “Estamos fazendo levantamento dos músicos, atividades culturais, conjuntos, Marianaé a cidade da Música,

    aqui temos o Museu da Música, uma preciosi- dade única em Minas Gerais e do Brasil. Es- tamos garimpando todo esse pessoal para so- mar a esse projeto, que nasceu de uma conver- sa minha com Roque Camello quando era ele era prefeito, e discutía- mos sobre uma forma de fomentar a cultura porém de maneira que tivesse   continuidade. E agora conseguimos fazer o projeto e sua aprovação na lei de in- centivo a cultura do Go- verno Federal.

    Segundo o Diretor Cultural do Clube do Choro de Belo Horizonte, Paulo Ramos, um dos proponentes do projeto Seresta imperial, que tem na sua
    bagagem a criação do “Comida de Buteco” em Belo Horizonte e o “Festival de Gastronomia” de Tiradentes: “Esse projeto foi feito para trazer para Mariana uma identidade cultural musical, que irá valorizar e tornar-se referência para a cidade, atraindo uma visibilidade nacional.

    “Uma excelente oportunidade para va- lorização da cultura e turismo! O projeto Se- resta Imperial e Popular irá brindar Mariana com apresentações artísti- cas e culturais de abril a setembro. É um pre- sente e tanto para atrair turistas e para quem gosta de música.”

    Previsão de parti- cipação de mais de 300 músicos, nesta salutar

    mistura que resultou da

    herança de duas for- mas da interpretação da serenata: a mais ligada a música lírica ficou conhecida como SERENATA IMPERIAL

    e a mais popular, sim- plesmente, como SE- RESTA.”

    A ideia inicial é fazer apresentação na praça da Sé, ou Minas Gerais, como também aproveitar o Jardim, Praça Gomes Freire para apresentação de Chorinho. O Prefeito Interino Sr. Juliano Gonçalves disse que é uma ideia maravilhosa e que a Prefeitura está pronta para somar com este projeto, assim fomentando o turismo e a cultura.