Surto de pé-mão-boca na região

    Já existe em Mariana, Ouro Preto e região hoje dia 13 de março de 2022 casos do vírus conhecido como “pé-mão-boca” que ataca principalmente crianças, mas pode também pegar em adultos.

    Não é grave, a criança melhora de forma espontânea, porém para combater os sintomas que incomodam muito  deve ser medicada, leve a criança ao pediatra.

    Seus sintomas comuns são causa perda de apetite, diarreia, febre de 38 graus, irritação na garganta. È comum lesões nos pés, mãos e boca.

    A doença mão-pé-boca é comum em bebês e crianças menores de 10 anos de idade e é caracterizada por febre, lesões na boca, joelhos, cotovelos, bumbum e erupções cutâneas (bolhas na pele), podendo inicialmente ser confundida com um resfriado comum.

    Adultos também pegam, principalmente professores, e profissionais da educação ou quem tem contato com crianças.

    Não se apavore, é uma infecção enteroviral (vírus presente no intestino) CONTAGIOSA, causada pelo vírus coxackie pertencente à família dos enterovírus, que habitam normalmente o nosso sistema digestivo. Esse tipo de vírus também pode causar as estomatites (aftas que aparecem na mucosa oral).

    A transmissão ocorre através da via fecal-oral, ou seja, pelo contato entre as pessoas, com a saliva, através de gotículas presentes no espirro e tosse, contato com fezes ou outras secreções (inclusive o líquido das bolhas) contaminadas, ou indiretamente por alimentos ou objetos contaminados.

    A maioria dos casos acontece no verão, porém alguns casos podem ocorrer em períodos frios, pois o vírus Coxsackie possui grande capacidade de mutação e é capaz de se adaptar a diferentes situações.

    Não existe vacina para este tipo de doença, por isso medidas de prevenção, principalmente, manter o bebê ou criança infectada pela doença LONGE DA ESCOLA ATÉ QUE SE SINTA MELHOR e higiene pessoal é indispensável no controle dessa doença.

    O quadro clínico e melhora espontaneamente com as defesas do organismo e o tratamento será direcionado para amenizar os sintomas, com o auxílio de antitérmicos, antibiótico, medicamentos para coceira e analgésicos prescritos pelo médico pediatra .

    Também é recomendado para o tratamento:

    • Repouso
    • Alimentação leve
    • Aumento da ingestão de líquidos

    Já é uma doença conhecida e combatida há mais de cem anos !

    Crianças que APRESENTAM BOLHAS ABERTAS NÃO DEVEM COMPARECER A ESCOLA (geralmente levam 7 dias para que essas bolhas sequem).