Uso de máscara em Ouro Preto passa a ser facultativo em ambientes abertos

    Uma das maiores crises já enfrentadas, a pandemia da Covid-19 mudou a vida de todos. Para diminuir a circulação do vírus, foi preciso adaptar a rotina e não medir esforços para a proteção social. A Prefeitura de Ouro Preto, na tarde desta segunda-feira, 14 de março, em coletiva de imprensa, apresentou o balanço sobre o enfrentamento da pandemia e as novas medidas a serem adotadas a partir do dia 15 de março.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Com a população acima de 18 anos totalmente imunizada com a primeira dose, com 99,33% da população acima de 18 anos vacinada com a segunda dose, e 74,88% com a dose de reforço, a Secretaria Municipal de Saúde, após decisão do Comitê Covid, liberou o uso facultativo de máscara em ambientes abertos. Em locais fechados, o uso continua obrigatório. A recomendação segue também as orientações da Secretaria de Estado de Saúde, que desde o dia 12 de março tornou o uso de máscaras facultativo em Minas Gerais. A liberação só é possível, em locais abertos, para aqueles municípios que tenham atingido 80% do esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) da população com mais de 5 anos de idade para locais abertos. Já para haver liberação do uso das máscaras em locais fechados, é preciso ter 80% da vacinação completa e mais de 70% da dose de reforço.

    O secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, apresentou um panorama da Covid-19 no Município desde o início da pandemia em 2020 e assegurou que as decisões foram tomadas seguindo os critérios da Secretaria de Saúde do Estado, sendo esses: redução da taxa de incidência, percentual de imunizados no estado, queda no número de casos positivos, queda no número de internações, queda no número de óbitos por Covid-19, aumento da cobertura vacinal, crescente número de vacinados com a dose de reforço e implementação da vacina de adolescentes e crianças acima de 5 anos.

    A decisão da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados acontece por causa dos índices de vacinação infantil. Para a liberação do uso de máscaras em locais fechados, é preciso que 80% da população acima de 5 anos esteja vacinada com primeira e segunda dose. “Estamos aumentando o número de doses aplicadas em crianças, mas precisamos melhorar o nosso número de segunda dose pediátricas, então já fica o meu chamado aos pais, que levem os seus filhos para vacinar”, disse o secretário. Atualmente, o Município possui 74,50% da população infantil vacinada com a primeira dose pediátrica e 15,69% com a segunda dose pediátrica.

    Além disso, com o fim do Plano Minas Consciente, estruturado para a retomada gradual e segura da economia e acompanhamento da pandemia, devido ao avanço da vacinação e à queda no número de casos em Minas Gerais, os 10 leitos de Covid do Município foram desmobilizados na última sexta-feira (11). Com isso, a microrregião de Ouro Preto possui agora mais de um leito para cada 10 mil habitantes. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de um a três leitos a cada 10 mil habitantes.

    “O povo de Ouro Preto aderiu à vacina, lutou pela vacina, se fez vacinar, tivemos a colaboração da Universidade, do IFMG, da Santa Casa, Unimed, de todos aqueles que tinham uma contribuição a oferecer, nada faltou. A imprensa sempre divulgando, todos os meios de comunicação foram acionados para que a comunidade estivesse sempre em alerta, para evitarmos a expansão da Covid em nosso Município, e esse resultado nós celebramos hoje depois de ouvir da Comissão Municipal de Enfrentamento à Covid para abolir a máscara em áreas externas”, expressou o prefeito.

    Na ocasião, os profissionais de saúde e instituições que trabalharam no enfrentamento à Covid foram homenageados e balões brancos foram soltos em memória aos 140 ouro-pretanos que perderam a vida nesses últimos dois anos em decorrência da doença.

    Vacinação infantil

    As convocações para a vacinação infantil acontecem sempre após o repasse do imunizante ao Município. O secretário municipal de Saúde comentou sobre a liberação da vacina para as crianças de 3 a 5 anos, que está em análise no Ministério da Saúde: “a previsão é que este público seja incluído na vacinação a partir do dia 21 de março, mas estamos aguardando o parecer final”.
    Texto: Júlia Adrielle – Foto: Ane Souz – Fonte: PMOP