Conexão Cultural articula programação em cinco cidades de Minas

    Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara recebem oficinas, palestras e mostras artísticas do Conexão Cultural; projeto também integra o Quadrilátero Criativo

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A criatividade e a inovação como matérias primas para o fortalecimento das culturas locais são o foco do projeto Conexão Cultural, desenvolvido pela Planeta Cultura e Sustentabilidade. A edição 2022 vai de março a junho em Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara, trazendo o universo da leitura, das histórias e da memória como valores culturais fundamentais para o desenvolvimento sustentável das cidades

    As oficinas, palestras, mostras e encontros promovidos pelo projeto convidam o público a encantar, conectar e crescer por meio das histórias que representam imaginários, pessoas, territórios e práticas culturais de cada município. As comunidades educacionais, agentes culturais e público em geral dos municípios serão articulados nas diferentes etapas do projeto.

    Etapas

    São três as etapas do projeto Conexão Cultural: Ciclo de Mobilização, Ciclo de Oficinas e o Ciclo de Resultados e Produtos. O formato é híbrido, com atividades on-line e presenciais.

    a)     Ciclo de Mobilização: nesta primeira fase, serão produzidos conteúdos diversos com os participantes.

    b)    Ciclo das Oficinas: nesta etapa, os participantes inscritos poderão integrar uma rede de formação com agentes dos cinco municípios, vivenciando diferentes técnicas e conectando-se com profissionais de referência da música, das artes cênicas, das artes plásticas e de projetos. O conteúdo das oficinas contribui para instrumentalizar profissionais que atuam na educação e na cultura:

    – A arte das histórias, com Renata Camargos

    – Artesanato cênico: recursos para contar histórias, com Nana Bernardes

    – Música em movimento: musicalização brincante, com Vivian Fernandes

    – Máscaras da Folia de Reis: arte, patrimônio e festa, com Eco das Artes

    – Ativando recursos para projetos locais, com Flaviano Souza e Silva

    c)     Ciclo de Resultados: após as oficinas e palestras, será organizada uma Mostra Artística em formato híbrido (presencial e on-line), em que espetáculos em formato híbrido serão montados, trabalhando os conteúdos de todas as cidades.

    Podem se inscrever para as oficinas do Conexão Cultural professores do Ensino Fundamental 1 e 2, bibliotecários, profissionais que atuam em projetos e organizações sociais, artistas, agentes culturais, e também o público em geral das cinco cidades contempladas. Todas as atividades são gratuitas. Elas promovem a acessibilidade, incluindo a tradução em Libras e audiodescrição, e visam o intercâmbio de práticas e incentivando a formação de redes de empreendedores da cultura.

    Conexão Cultural é um projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura [Pronac – 184943], com gestão da Planeta Cultura & Sustentabilidade e patrocínio da Jaguar Mining, da Lhoist e da Rede Mater Dei. O projeto também integra o Quadrilátero Criativo, iniciativa voltada para o fomento da economia criativa nos municípios do Quadrilátero Ferrífero. 

    Serviço

    Conexão Cultural – Histórias para encantar, conectar e crescer!

    De março a junho de 2022

    Em Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara

    Destinado a professores do Ensino Fundamental 1 e 2, bibliotecários, profissionais que atuam em projetos e organizações sociais, artistas, agentes culturais, e também ao público em geral das cinco cidades

    Inscrições gratuitas, em breve