Escola Dom Silvério promove caminhada ambiental e faz homenagem ao professor e ambientalista Célio Mol

    Sábado dia 11 de março aconteceu uma caminhada envolvendo 355 alunos da escola estadual Dom Silvério, mais professores com destino a bela cachoeira da Bumbaça, há cinco quilômetros de Mariana, próximo a Passagem, sentido linha do trem.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Um dos organizadores da caminhada Prof. Décio Gabriel da disciplina de Educação Física,  disse que é uma atividade muito importante pois leva o aluno ao conhecimento prático daquilo que é aprendido na escola, fazendo relações de interdisciplinaridade. Além claro que conhecer nossas riquezas ambientais tão perto da cidade, para assim valorizar e preservar. Essa é a14ª caminhada a cachoeira do Bumbaça que a escola faz, o evento é anual.

    Na chegada a Cachoeira foi feita uma homenagem ao ambientalista Prof. Célio Mol, pela brilhante e incansável trabalho em prol da natureza marianense, através de vários levantamentos de área e registro de fauna e flora, além de mapeamentos de trilhas.

    A Guarda Municipal de Mariana acompanhou a caminhada auxiliando tanto no trânsito na saída da escola quanto no percurso da caminhada.

    Parabéns a todos envolvidos que fazem realmente uma educação em conexão entre a teoria e a prática. Para muitos alunos foi a primeira vez que visitaram a cachoeira da Bumbaça, e se encantaram com este lindo local, que ainda não é preservado como deveria, com proteção legal.

    História: os escravos que vieram para região de Mariana, trabalhar nas minas de ouro do Morro  Santo Antônio, muitos eram da região de Mombaça no Quênia, e batizaram a cachoeira em homenagem a cachoeira que existe em sua terra natal, porém aqui se popularizou como Bumbaça. Existem muitas ruínas próximas a cachoeira que devem ser preservadas pois contam a história da formação de Minas Gerais.