Capacitações sobre a retomada do turismo em Minas Gerais marcam o segundo dia de participação da Secult na WTM

    Equipe compartilhou com agentes e operadores turísticos as iniciativas da pasta no contexto de pós-pandemia

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O segundo dia da WTM Latin America 2022 foi marcado por uma série de ações formativas e capacitações realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Na quarta-feira (6/4) a equipe da pasta apresentou aos participantes as iniciativas para a promoção do Destino Minas Gerias. Entre os assuntos abordados durante as palestras, detalhes sobre a Via Liberdade, Destinos Impactados e a Mineiridade.

    Voltadas a agentes de turismo e operadores do trade no país, as ações evidenciaram, principalmente, o reposicionamento de Minas Gerais como principal destino de visitas no contexto de retomada das atividades turísticas pós-pandemia. Um dos exemplos é a Via Liberdade, maior eixo cultural e turístico do Brasil, ligando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e o Distrito Federal, em mais de 1.179 quilômetros na BR-040.

    A rota, que será apresenta ao público na segunda quinzena de abril, integra as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, além de promover destinos estratégicos das quatro regiões que estão ligadas pela via. A proposta também contempla o redescobrimento de destinos brasileiros por meio das belezas naturais ao longo do percurso e as atrações culturais que envolvem o patrimônio brasileiro.

    Para a secretária de estado adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, a participação na WTM é uma ação fundamental para o reposicionamento de Minas. “O estado tem se recuperado de forma sólida no setor turístico, e isso é muito positivo, já que o turismo foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Estamos aqui na WTM para compartilhar nossa expertise no sentido de recuperação e, ao mesmo tempo, ofertar ao trade o que temos de melhor como povo e como destino”, destacou.

    As capacitações realizadas também contemplaram a Mineiridade como produto turístico. Durante a palestra “A Mineiridade embalada para o turismo”, os técnicos da superintendência de marketing turístico (SMT), da Secult, destacaram a assinatura mineira como principal atrativo do estado. Em 2022, Minas Gerais celebra o Ano da Mineiridade com uma programação especial, reunindo diversas ações turísticas e culturais.

    Leia Mais:

    Mineiridade é o diferencial turístico de Minas Gerais na WTM Latin America 2022

    Ainda, na programação do segundo dia da WTM, os destinos mineiros impactados por tragédias foram destaque. Na palestra “Redescubra Minas Gerais”, a capacitação evidenciou projetos e programas de retomada turística em destinos como Mariana, Capitólio e Brumadinho. Após diversas ações para a recuperação, os municípios voltaram a figurar na rota de destinos mais procurados pelos turistas.

    Para a agente de viagens Edna Veloso, que participou das três capacitações do dia, a iniciativa da Secult foi fundamental para entender a diversidade que Minas Gerais oferece como destino turístico. “Eu já sabia que Minas tinha se recuperado muito bem nesse cenário de retomada e as pessoas andam curiosas. Mas conhecer mais do estado, principalmente a Via Liberdade, é um diferencial que eu posso oferecer aos meus clientes”, disse.

    Cultura popular no roteiro

    O segundo dia de WTM foi marcado, novamente, por manifestações culturais que fazem parte da tradição de Minas. O Grupo de Violeiros de Santana dos Montes fez uma apresentação especial para o público. No repertório, diversas composições do cancioneiro popular que encantaram os participantes da feira. No dia anterior, uma grande apresentação de Congado celebrou as influências negras na história de Minas Gerais. Fonte: SECULT