Estudo sobre a economia ouro-pretana é divulgado pela Prefeitura

    Por: Nathália Souza

    Criada em 2022 com o intuito de diversificar a economia de Ouro Preto e também de trabalhar ações em conjunto com empresas, empresários e o comércio local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia divulgou, nesta semana, o estudo sobre a economia de três cidades da região (Ouro Preto, Mariana e Itabirito).

    O trabalho contém dados como o PIB (Produto Interno Bruto), que é o valor agregado à economia, PIB per capita, crescimento econômico comparado à população das cidades, entre outros, além dos setores como turismo, indústria, agricultura, além de arrecadação tributária. A análise baseou-se do ano de 2012 à 2019, ou até 2020, em alguns casos, e também abordou questões como emprego e escolaridade.

    O estudo foi desenvolvido com duplo objetivo: 1) identificar características econômicas das cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, de modo que seja possível verificar nuances da atividade econômica da Região dos Inconfidentes nos últimos anos; 2) apresentar dados relacionados às atividades econômica e social (emprego, comércio e educação) de Ouro Preto. Será possível perceber que transformações substanciais ocorreram nos últimos anos, especialmente no âmbito social. Dessa forma, este material fornecerá subsídio adequado às discussões e decisões do executivo, no tocante à formulação de política pública e, ao mesmo tempo, servir de consulta pelo setor privado e instituições de pesquisa.

    Assim, este estudo conta com os seguintes tópicos: Produto Interno Bruto (PIB) – tópico no qual definimos o que é PIB; PIB dos Municípios; PIB dos Municípios (2010-2019); PIB per capita dos Municípios (2013-2017); nesta seção trazemos a evolução do PIB de cada um dos municípios ao longo dos anos; Valor Adicionado Bruto por setor da economia. Isto é, o quanto cada setor da economia contribui para o PIB de cada município; Valor Adicionado Bruto por setor da economia; Evolução do número de empregados no setor turístico (ACT’s); Arrecadação de ISSQN em Ouro Preto (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza); Arrecadação Municipal de Ouro Preto 2020 – atual; Comércio e outras organizações em Ouro Preto; Dados educacionais – UFOP e população ouro-pretana; e escolaridade das pessoas com idade maior ou igual a 16 anos (2020);

    Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, detalhou o propósito da pesquisa e a sua importância para os órgãos interessados: “É importante termos dados concretos atualizados para que nós tenhamos medidas assertivas para o desenvolvimento da nossa região e a diversificação da nossa economia. Esses estudos serão todos disponibilizados no site da prefeitura para consulta de todos, para entendermos como está a economia de Ouro Preto e da nossa região. Primeiro estudo justamente foi da nossa microrregião Ouro Preto, Itabirito e Mariana apresentando alguns dados importantes econômicos, onde houve a variação da economia, onde houve crescimento de setores e onde a Prefeitura de Ouro Preto pode ter uma ação mais efetiva para aumentar o número de empregos, para diversificar economia, para atração de empresas específicas. Então, são estudos importantíssimos que acontecerão durante todo o ano.”

    Para conhecer o estudo completo, acesse ouropreto.mg.gov.br e clique no link “Secretarias” e entre em Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, no item “Estudos Econômicos”. Foto: Nathália Souza -Fonte: PMOP.