Elaborado pelo CREADS, o projeto abarca ações no Município e nas regiões próximas e será lançado no mês de maio
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Localizado na fazenda Engenho D’Água, no distrito de São Bartolomeu, o CREADS – Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável José do Carmo Neves – apresentou ontem, 11 de abril, ao Executivo Municipal, o Programa Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental para Ouro Preto e região.
Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, a Prefeitura de Ouro Preto dará todo o apoio ao projeto. “No centro se realiza um trabalho fantástico de convívio inteligente com a natureza, de educação ambiental e também de recuperação de animais selvagens em cativeiro para que possam depois ser reconduzidos à vida natural. Agora o CREADS lança um projeto de diversificação de vertentes, com novas atividades e enriquecendo o centro como um espaço referencial para a educação ambiental, meio ambiente e a valorização das questões ecológicas de Ouro Preto”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, enalteceu a importância desse projeto para o Município. “É um programa muito interessante que trabalha o turismo e iniciativas sustentáveis de forma educativa. O prefeito Angelo chancelou o projeto como utilidade pública e também vamos inseri-lo dentro das ações do PADE, para dar mais visibilidade e auxiliar no seu desenvolvimento no Município e nas regiões próximas”.
Segundo o presidente do CREADS, Helton Neves, o projeto será lançado no mês de maio e trabalhará as seguintes questões: apicultura solidária, restauração florestal, bosque modelo e prevenção e combate a incêndios. “Nossa missão é trabalhar a tecnologia, o desenvolvimento sustentável e esse projeto abarca todas essas áreas e será muito importante para o Município e entorno. O apoio da Prefeitura, EMATER, IEF e empresas parceiras dará o sinergismo para que possamos desenvolver um programa interessante. É a soma dos esforços de todos em prol do melhor para Ouro Preto e região”.
CREADS
É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos ou econômicos e sem vínculos partidários e religiosos. O Centro está instalado na sede da fazenda Engenho d’Água, no Distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, que está inserida na Área de Proteção Ambiental (APP das Andorinhas), e é contígua à Floresta Estadual do UAIMII.
O CREADS também desenvolve vários programas com foco na proteção dos recursos naturais e culturais, promovendo a conscientização e a sensibilização por meio da educação ambiental e patrimonial em busca da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de vida.
O Centro já possui diversos projetos com durações variáveis, como o Projeto Cateto, Concervo, Faunativa, Ouro Verde, Canteiro de Saberes & Sabores, Econhecendo as trilhas e Revoadas. Agora serão incluídos os projetos de Apicultura Solidária, Restauração Florestal, Bosque Modelo e Prevenção e Combate a incêndios.
Conheça mais do CREADS acessando o site: http://creads.eco.br/.
Texto: Nathália Souza
Foto: Ane Souz