Governo de Minas inclui Ouro Preto, Santa Bárbara e Acaiaca na lista das 309 cidades que ainda possuem lixão

    A SEMAD, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atendeu o pedido de informações enviou ao jornal O ESPETO lista das 309 cidades de Minas Gerais que ainda tem lixão, disposição de lixo em local aberto. Dentre as cidades na lista dos lixões, em nossa região, consta o nome de Ouro Preto, Santa Bárbara e Acaiaca.As três prefeituras enviaram resposta ao jornal O ESPETO e contestam sobre serem incluídas nessa lista dos lixões:


    SANTA BÁRBARA :
    A Prefeitura de Santa Bárbara informou que utiliza de disposição final dos resíduos sólidos um aterro controlado próprio, não dispondo na forma de lixão, onde o resíduo é deixado a céu aberto. O aterro encontra-se em fase de encerramento de suas atividades devido a não comportar mais resíduos, assim a Prefeitura Municipal, buscou formas de gerenciar os resíduos do município, desencadeando uma série de procedimentos, dos quais se destaca no ano de 2019 a contratação da Fundação Gorceix para o desenvolvimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o município de Santa Bárbara, que resultará em uma legislação com o estabelecimento de uma política municipal de gestão dos resíduos sólidos.Além disso Santa Bárbara participa CONSÓRCIO PÚBLICO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – CPGRS, formado pelos Municípios de João Monlevade, Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Nova Era, para o gerenciamento do destino final dos resíduos sólidos domiciliares/comerciais e lixo hospitalar.
    Segundo nota da Prefeitura de Santa Bárbara também foi contratada a empresa Massalas para desenvolver o estudo de viabilidade para a instalação de um pátio de compostagem no município de Santa Bárbara. O objetivo é a redução do volume de resíduos sólidos encaminhados para destinação final no aterro sanitário e posteriormente para o CPGRS e utilização dos orgânicos para a geração de adubo orgânico.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui


    ACAIACA:

    Em contato com a Prefeitura de Acaiaca conversamos com Sra. Estephany, Secretaria de Meio Ambiente que disse Acaiaca não tem mais lixão, pois foi firmado um consórcio com CIMVALPI, todo o lixo é recolhido em containers e feito o transbordo em carretas : “ Atualmente fazemos parte do CIMVALPI. O local ( onde ficam os containers) só não está licenciado porque ainda estamos em processo de desapropriação do terreno para a prefeitura ter a posse e licenciar de fato o transbordo.”

    OURO PRETO :

    O Secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, ex-vereador Chiquinho de Assis, disse que o local do antigo lixão está desativado e o lixo de Ouro Preto é levado para o aterro sanitário de Mariana. Disse ainda que está sendo feito um estudo sobre a despoluição do local ocupado pelo antigo lixão com diversas instituições. Sr. Chiquinho de Assis disse que é mais barato procurar consorciar-se com outros municípios para fazer a gestão do lixo.
    “O melhor é unir Ouro Preto, Mariana e Itabirito para fazer uma usina de carbogás, ( para produzir gás ). Ouro Preto faz parte do Consórcio Intermunicipal do CIMVALPI pois é muito mais vantajoso do que fazer tratamento de lixo isolado. Informamos ao Governo do Estado que o antigo lixão está desativado e o lixo segue para Mariana.” Disse Sr. Chiquinho de Assis.
    Governo de Minas :
    O Governo de Minas Gerais informa que se prepara para dar um salto ainda maior no fechamento de lixões no estado. Por meio de iniciativa inédita, o Estado apoia municípios para projeto de concessão dos serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro (Cias Centro-Oeste).
    Composto por 35 municípios, o Cias, por meio da concessão dos serviços, encerrará 26 lixões na Região Centro-Oeste de Minas, beneficiando cerca de 600 mil pessoas. Desde que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Estado de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas a resíduos sólidos urbanos no estado, em 2019, o número de lixões em Minas foi reduzido de 360 para 309.
    Fotos Lixão de Ouro Preto 2021.arquivo.