Instituto Roque Camêllo promove projetos em prol da educação e cultura em Mariana

    Por: Carolina Gabrich

    Essa semana, foi realizada uma entrevista com uma das integrantes do projeto social Instituto Roque Camêllo, Jailda Freitas. Ela respondeu uma série de perguntas que visavam entender um pouco mais sobre a função social e cultural do projeto fundado em 2018, pela esposa de Roque Camêllo, Merania de Oliveira, em homenagem ao ex-prefeito de Mariana, que tinha como uma das suas principais pautas o fortalecimento cultural da cidade, tendo sido, inclusive, um dos fundadores da Casa de Cultura de Mariana, diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (Fundarq) e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui


    Qual o propósito do trabalho de vocês?
    Os objetivos e propósitos do IRC são no âmbito cultural, social e educacional. Assim, são realizadas e apoiadas atividades nas áreas das artes plásticas, do artesanato, da música, da literatura, do teatro etc. O IRC apoia, portanto, atividades de artistas plásticos, de historiadores, de jornalistas independentes, de escritores e de organizações associativas ligadas à cultura, à educação e à arte.


    Quais benefícios o Instituto traz para a população marianense?
    O IRC está iniciando suas atividades devagar. Já foram realizados patrocínio de edições e de lançamentos de livros como a obra “Indagações Salientes” de autoria da Profa. Beatriz Araújo. Foi patrocinado a tarefa de adequação e de regularização da Associação dos Amigos do Memorial Pedro Aleixo. Nesse sentido segue também o apoio à promoção de homenagem aos 120º aniversário de nascimento do jurista e ex-vice-presidente do Brasil, Pedro Aleixo, na casa onde ele nasceu, em Bandeirantes em 01.08.2022. Essa Associação conta também com auxílio do IRC para a construção de uma sede a ser realizada em um lote doado pela família Aleixo. Uma outra atividade que traz benefício direto à população de Mariana é o apoio integral ao projeto PROJETANDO SONHOS, de autoria de Jaílda de Freitas Silva, que teve início em abril de 2021. Esse projeto busca desenvolver atividades com crianças e mulheres ociosas dos bairros Vale Verde e Cabanas. Um outro trabalho em andamento do IRC é elaboração da exposição: “80 anos de Hélio Petrus – O Mestre do Neobarroco”, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes. A presidente-executiva do IRC, Merania Oliveira, integra a equipe do jornalista Acir Antão, da rádio Itatiaia, que irá promover a SERESTA IMPERIAL, em Mariana, nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. Esse projeto, que era um dos sonhos do Prof. Roque Camêllo – ex-prefeito de Mariana – em parceria com o jornalista Acir Antão, vai colocar Mariana na mídia nacional com um bom projeto musical, pois Mariana continua linda e espera a visita de muitos turistas.
    Em que consiste o trabalho de vocês?
    Além das atividades elencadas na questão 3, o IRC busca valorizar e formar indivíduos para o exercício da cidadania, da sua função social e política no mundo. São valorizadas atividades de convivência comunitária mais integrativas e respeitosas, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Busca-se qualificar os jovens, enquanto protagonistas para atuarem junto às crianças e a outros jovens, por terem mais tempo livre e para melhor ocupá-los.
    A equipe conta com quantas pessoas?
    A equipe é variada a depender do evento a ser realizado. O protejo “PROJETANDO SONHOS”, atualmente, conta com três pessoas: Jaílda de Freitas, responsável pelo projeto, e mais duas voluntárias, as artesãs, Rosilene Fonseca e Marlene Guimaraes.
    Para os eventos de lançamentos de livros e para coordenar os diversos trabalhos em eventos do IRC, como, por exemplo, a comemoração dos 120 anos de nascimento do Prof. Pedro Aleixo, se faz sempre presente o presidente de honra do IRC, o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e, também diretor-presidente da Escola Nacional de Magistratura do Brasil, o marianense, Dr. Caetano Levi. Vocês admitem voluntários?
    Sim, é muito importante o trabalho dos voluntários.
    Em quais dias da semana vocês ficam abertos para visita?
    O local de realização das atividades encontra-se aberto para receber quaisquer visitantes. Os encontros voltados para senhoras são realizados todas as quartas-feiras de 14h às 17h e o voltado para as crianças aos sábados de 8h às 11h.
    Quais os principais valores do instituto?
    É a valorização do ser humano e, ajudar as pessoas que querem se desenvolver no âmbito da cultura, da educação e das artes. É colocar em prática a “Corrente do Bem”, um dos ideais do IRC, que tem o seguinte mote “Você ajuda uma pessoa para que ela ajude outra, assim que puder”.
    Vocês contam com alguma ajuda de custo?
    Somente com doações da presidente-executiva do IRC. 10- Qual é a sua atuação na instituição? Sou fundadora e responsável pelo projeto “PROJETANDO SONHOS”, atividades que são realizadas com mediação e apoio do Instituto Roque Camêllo.
    Reforçamos que o Instituto Roque Camêllo possui uma função cultural e social de suma importância para a cidade, que está aberto para visitação e aceita voluntários.