Crianças se encantam com apresentação cultural na Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto
    Foto Neno Vianna

    Atividades da II Semana Estadual de Incentivo à Literatura se estendem até quarta. Com uma programação totalmente gratuita

    Abril é um mês com diversas datas focadas na literatura e na educação. Dezoito de abril, por exemplo, é o Dia Nacional do Livro Infantil, uma data mais do que especial para abrir a II Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Ouro Preto. Nessa segunda (18), alunos da Escola Municipal São Sebastião conheceram o espaço da Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto e curtiram a apresentação de Marcelino Xibil, com seus “Causos de Brasêro e Um rei chamado Chico”. 

    O prefeito Angelo Oswaldo destacou a alegria de ver a biblioteca viva e ocupada pelas crianças. Ele ainda agradeceu todo o empenho das equipes e o apoio da Saneouro, que possibilitou a realização do evento. Regina Braga também disse estar encantada em poder ver o espaço da biblioteca tomado pela leitura, especialmente após o período nebuloso da pandemia de Covid-19.

    Para Cleber Salvi, superintendente da Saneouro, “é com muita alegria que realizamos esse evento na Biblioteca Pública de Ouro Preto. Uma ação voltada para as crianças e de incentivo à leitura. Teremos três dias de atividades culturais, contação de histórias e lançamento de livro, além do anúncio no nosso Concurso de Desenho e Redação Ambiental. Três dias de efervescência cultural especialmente montados para as crianças ouro-pretanas. É um prazer para a nossa empresa fazer parte dessa ação”. Detalhes e os regulamentos do concurso serão divulgados na próxima semana.

    Além de alunos e professores da educação infantil da Escola Municipal São Sebastião e funcionários da Biblioteca Pública, participaram do evento: o superintendente da Saneouro, Cleber Salvi; o prefeito Angelo Oswaldo; a vice-prefeita Regina Braga; a secretária municipal de Educação, Déborah Etrusco; e a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha.

    Mais atrações e encantamento para a criançada

    As atividades continuam nas tardes de 19 e 20 de abril, tornando viva a biblioteca como espaço de leitura, cultura e encantamento. Na terça, Xibil também lança seu livro O Abraço e é montada uma intervenção com um abraço simbólico das crianças na biblioteca. O objetivo, segundo o coordenador da unidade, Cleusmar Fernandes, é “demonstrar que o abraço fortalece, cura e cria laços da mesma forma que o conhecimento adquirido através das leituras nos proporciona esses momentos inesquecível”.

    Já na quarta, o evento é encerrado com mais contação de histórias com a apresentação da professora Márcia Medeiros, com espetáculos que tratam da formação e tradições ouro-pretanas: Sinhá Olímpia – Uma lenda, Como surgiu Ouro Preto e A Ponte Seca. 

    Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia diretamente na Biblioteca Municipal, que fica na rua Xavier da Veiga, nº 309, Centro, Ouro Preto, pelo telefone (31) 3559-3254 ou via e-mail bibliotecapublica@ouropreto.mg.gov.br. Essa é uma realização da SANEOURO em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Casa do Professor e Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto. As atrações são gratuitas e abertas ao público, voltadas para o público infanto-juvenil. 

    Confira a programação da II Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Ouro Preto

    Terça-feira – 19/04 – 15h

    Lançamento do livro 

    Obra O Abraço, de Marcelino Xibil

    Abraço simbólico na Biblioteca Pública

    Quarta-feira – 20/04 – 15h

    Contação de histórias

    Espetáculos: Sinhá Olímpia – Uma lenda, Como surgiu Ouro Preto e A Ponte Seca

    Márcia Medeiros

    Serviço:

    Evento: II Semana Estadual de Incentivo à Literatura

    Programação gratuita e aberta ao público

    Data: 18 a 20 de abril

    Horário: A partir das 15h

    Público: Infanto-juvenil

    Inscrições: Biblioteca Pública, que fica na rua Xavier da Veiga, nº 309, Centro, Ouro Preto, pelo telefone (31) 3559-3254 ou via e-mail bibliotecapublica@ouropreto.mg.gov.br

    Realização: Saneouro em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto e a Casa do Professor – Fonte: Assessoria de Imprensa Acentue Comunicação