A Igreja Anglicana e seu cemitério foram construídos por volta em 1830 pouco depois dos ingleses comprarem a Mina da Passagem em 1824.
Foi a primeira Igreja protestante de Minas.
Apesar de várias medidas para protege-la, após laudo do IPHAN, ação no Ministério Público, a fachada da Igreja Anglicana veio ao chão. Fruto do descaso e ignorância.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Até quando o interesse público será ignorado? Como pedir ao IPHAN que é um órgão federal para tombar um bem cultural quando este bem não é reconhecido a nível municipal ?
São 54 pessoas enterradas no cemitério anglicano, com lápides com epitáfios em inglês, flor esculpidas em mármore, etc, tudo em meio ao abandono.
O local era utilizado como caminho para Mariana, como bem relata o Desembargador Dr. Caetano Levi Lopes em vídeo feito no local que foi apresentado ao IGH-MG, Instituto Geográfico e Histórico de Minas Gerais. Hoje o antigo caminho está cercado mas ainda existe e deveria como disse Dr. Levi, se tornar uma atração turística ligando Passagem a Mariana por entre os cânions do Mata Cavalo, que tem uma vista belíssima.
Até quando vamos ver o tempo consumir a história e a herança cultural ser negada as futuras gerações ?