“A parte de fiscalização da qualidade da água
da mencionada cachoeira é de competência da Secretaria
Municipal de Meio Ambiente.” Informou o SAAE em nota.
Moradores de Passagem reclamam do descaso da prefeitura de Mariana em permitir que esgoto polua o local o córrego que dá origem as cachoeiras do Matadouro, localizado em área urbana de Mariana.
Para Sr. Wagner Gallo, morador da rua Dom Veloso em Passagem, o local era utilizado como ponto de lazer e contato com a natureza porém está sendo constantemente poluído com esgoto. Wagner Gallo lembra de quando o local era centro lazer de toda comunidade !
Para Sr. Paulinho Barbudo, morador da Vila São Vicente, é um absurdo um local tão bonito estar assim abandonado e recebendo esgoto, além de se tornar foco de doenças polui o meio ambiente e dá mal exemplo.
O SAAE Mariana, Sistema Autônomo de Água e Esgoto, que cuida dessa área enviou ao jornal O ESPETO a seguinte resposta, que está entre aspas :
“ 1- O SAAE possui rede própria de esgoto, interceptores e emissários que coleta o esgoto doméstico de toda Vila São Vicente, isso compete ao SAAE Mariana. A parte de fiscalização da qualidade da água da mencionada cachoeira é de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
2- Todas as ligações de esgoto doméstico feitas pelo SAAE não é despejado nessa queda d’água mencionado pelo jornal O ESPETO. O SAAE faz campanha sobre ligações clandestinas, mostrando o quanto é prejudicial para o meio ambiente. Na medida do possível quando flagrado, o SAAE tem autuado o morador que faz ligação clandestina de esgoto.
3-O SAAE Mariana têm planos de coletar e tratar todo esgoto doméstico de Mariana de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico – Lei 14.026/20 – tem como um de seus princípios fundamentais a universalização do acesso aos serviços de saneamento, quais sejam: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O SAAE trabalha com uma meta ambiciosa: garantir que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto conforme preconiza o Marco Legal.” Fim da nota do SAAE Mariana.
Então conforme a nota não há previsão de quando irá parar de poluir com esgoto a Cachoeira. E pensar que uma nova rede de esgoto com capacidade maior para impedir a poluição teria menos de 500 metros !
São considerados crimes ambientais da Lei 9.605/98 as agressões à flora, fauna, recursos naturais e patrimônio cultural. Além de conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas. O jeito é levar ao conhecimento o Ministério Público para por meio de ação civil obrigar a prefeitura a fazer o que é obrigação dela: zelar pela saúde das pessoas e proteger o meio ambiente.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui