FAOP marca presença na 20° Semana Nacional de Museus

    A Fundação de Arte de Ouro Preto| FAOP participa da programação da 20° Semana Nacional de Museus, em Belo Horizonte. A restauradora e coordenadora do  Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio(LABCOR), Bianca Monticelli, ministra, no Dia Internacional dos Museus, a oficina “Acondicionamento e Embalagem de Acervo”, promovida pelo Museu Mineiro.  

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A oficina presencial e gratuita, com vagas esgotadas, acontece das 9h às 17h desta quarta-feira (18/05). O objetivo da atividade é, a partir da junção de teoria e prática, direcionar os participantes para atuar na identificação dos problemas relacionados à preservação de acervos e para realizar procedimentos preventivos e curativos básicos nas obras.  

    Os inscritos serão apresentados a um panorama geral que possibilitará, por exemplo, auxiliar equipes que atuam com a preservação de obras de arte e acervos culturais nos suportes em papel, madeira e tela. 

    A oficina é voltada para quem deseja se capacitar na área ou que já lida diretamente com acervo, como estudantes e profissionais da conservação e restauração, artistas, colecionadores, profissionais de entidades museológicas ou que tenha acervos de obras de arte, paróquias, e zeladores de igrejas. 

    Bianca conta que a oficina também é uma forma de evidenciar a importância dos cuidados e da formação adequada para lidar com acervos de todo o tipo. Além disso, chama atenção para a necessidade de uma boa gestão de acervos e para a questão do acondicionamento, isto é, o modo de armazenamento e as condições físicas do local. 

    “Grande parte das obras que entram para restauro no Labcor, apresentam problemas devido ao mau acondicionamento. De nada vale uma obra passar pelo processo do restauro e ser mal acondicionada, pois com o tempo diversas patologias podem aparecer. Esses cuidados incluem  o uso de materiais corretos, local e iluminação adequados. E, principalmente, o manuseio específico de cada tipo de obra”, relata a restauradora. 

    Conheça o Labcor 

    Voltado para acervos públicos e particulares, o Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio | Labcor, localizado em Ouro Preto, presta serviços no campo da restauração de bens integrados móveis e imóveis, especificamente nas áreas de esculturas em suporte de madeira, pintura de cavalete e suportes de papel, o que inclui, por exemplo, desde esculturas devocionais à diplomas e certificados antigos.

    O local oferece também os serviços de  diagnósticos das obras, elaborando projetos, orçamentos, laudos químicos, tanto para empresas e instituições, quanto para a comunidade em geral, como paróquias ou mesmo pessoas físicas e famílias, que buscam o resgate de sua história e identidade. 

    Inaugurado no fim de 2018, o Labcor possui equipamentos e materiais modernos de conservação e restauração, um ambiente adequado e profissionais capacitados, sendo alguns deles estagiários vindos do próprio curso oferecido pela FAOP, o Curso Técnico em Conservação e Restauro, um dos mais antigos e bem conceituados do país. A infraestrutura é fruto de convênio com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais | Codemge. Fonte: Assessoria de Comunicação
    FAOP