Uma pena o cruzeiro de pedra de Passagem estar abandonado.
O muro do conjunto arquetônico caiu.
O Cruzeiro é antigo, com desenho copiado do cruzeiro de Camargos, porém bem maior. Na época muitas pessoas do distrito de Camargos trabalhavam na mina e seus descendentes moram em Passagem até hoje. Inclusive a paróquia Nsa. Sra. da Glória de Passagem abrange Camargos.
E o cruzeiro de pedra é prova dessa ligação entre passagenses e camarguenses. Pena que o local está abandonado apesar de visitas de nossas autoridades em 2017 que na ocasião fizeram uma caminhada e promessas de revitalização que muito animou a comunidade.
Em Passagem também tínhamos o chá Cruzeiro, cujo nome e marca advém do cruzeiro de pedra, por isso lá ainda existem muitos pés de chá preto.
A comunidade de Passagem espera que haja espaço para discutir valorização de seus monumentos históricos e afetivos. Não só o cruzeiro de pedra e sua capela, mas a Igreja dos Ingleses, a estação, o parque do Gogo, as ruínas da serrinha.
Parabenizamos Sr. Ruizera da Sec. De Cultura que vem realizando importante trabalho de popularização destes locais, como a usina de arsênico de Passagem, etc. Com mais visibilidade tomara que sejam efetivamente reconhecidos como patrimônio históricos e afetivos.
Saiba mais e assista ao video: