A solução política para a disputa de uma pepita de ouro de 20 kilos

    As cidades mineradoras estão prontas para o fim da mineração ?

    Após a guerra dos Emboabas os bandeirantes paulistas começaram a procurar ouro em outras áreas mais longe, e alargaram as fronteiras do Brasil para o Mato Grosso, Goiás, Rondônia. E foi em Água Quente, Goiás, que em fevereiro de 1732 foi achada uma fabulosa pepita de ouro de 20 kilos !
    Porém o descobridor da pepita gigante Sr. Amaro Leite Moreira não pode ficar com ela pois o dono do terreno também queria a pepita, que virou caso de justiça a ser julgado pelos vereadores na época.
    Depois de muito pensar, pesando as consequências de seus atos os vereadores decidiram então o destino da pepita gigante de 20 kilos de ouro:
    mandar de presente para o rei de Portugal Dom João V!
    Assim nenhum dos dois lados iria recorrer a violência ou fazer vingança!
    Dois anos depois a pepita chegou em Portugal onde a confirmação das riquezas de novas minas em Goiás enchia de alegria a nobreza. Porém o que não sabiam era que a riqueza que essas minas produziriam durariam apenas pouco mais de cem anos!
    Os dois mineradores de Goiás ficaram pobres com a decadência das minas e voltaram a trabalhar com outros produtos menos lucrativos.
    A pergunta que fica: estaremos nós, cidades mineradoras de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Ouro Branco, preparados para o fim da mineração?

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui