Invasões na ‘’Vila Serrinha’’ crescem e são combatidas por força tarefa
    Imagem drone: MHS

    Apesar de serem combatidas as invasões se multiplicam por Mariana e lotes em vários locais são vendidos até pela internet.
    Segundo delegado Dr. Cristiano Arantes são realizadas operações em conjunto para combater as invasões que envolvem a Guarda Municipal, Prefeitura de Mariana, Mina da Passagem, que é a proprietária do terreno, Polícia Civil e outras autoridades. Mesmo assim as invasões aumentam em vários pontos como na chamada Vila Serrinha.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui


    Na Vila Serrinha são centenas de casas, que já tem muitas vezes iluminação e água via “gato”, como são chamadas as ligações clandestinas.
    O Delegado Dr. Cristiano Arantes disse ao jornal O ESPETO que com frequência há operações na área da “Vila Serrinha” para combater as invasões. Ele cita que em abril houve grande operação e ele esteve no local.
    Quando o barraco está vazio é demolido e quando tem morador faz-se uma notificação e o proprietário Mina da Passagem pode entrar com ação judicial. Dr. Cristiano disse que é um trabalho difícil pois se joga um no chão num dia já no outro surgem dois.


    Em 28 de abril houve uma operação em conjunto com Prefeitura, Minas da Passagem, Polícia Civil e um trator da prefeitura colocou pedras interditando a estrada que liga a chamada Vila Serrinha à estrada de Passagem. Acreditando assim coibir o acesso as invasões pelo lado de Passagem, acima do campo do União Futebol Clube, sentido as cachoeiras da Serrinha, parte do parque do Itacolomi.
    Porém o vereador Sr. Manoel Douglas, morador das Cabanas, fez o requerimento n° 61/2022 na Câmara de Mariana solicitando a desobstrução da estrada que liga Vila Serrinha a Passagem, pois segundo ele a estrada existe há mais de cem anos e por isso deve ser respeitada!
    O vereador Manoel Douglas (Preto do Cabanas) disse ao jornal O ESPETO há outras formas de coibir a invasão além de interditar uma estrada, como um plano habitacional popular, pois segundo ele muitas pessoas em Mariana não têm condições de construir sua casa nem de pagar aluguel, pois o mercado imobiliário está super inflacionado devido à alta demanda que causa a valorização muito acima da média dos preços.
    O vereador Sr. Manoel Douglas (Preto do Cabanas) afirma que é necessário um plano habitacional popular, porém infelizmente o loteamento popular divulgado na campanha eleitoral passada, localizado próximo ao bairro Morro Santana não se concretizou frustrando expectativas.
    A prefeitura de Mariana encaminhou resposta via oficio n° 138/2022 ao Vereador Preto, do qual recebemos uma cópia. A resposta é assinada pelo Sr. Tenente Freitas, e resumidamente afirma que a estrada não é pública, mas particular, e que a Prefeitura não tem autonomia para intervir em áreas privadas. Tenente Freitas ressalta em sua resposta que não houve desrespeito ao direito de ir e vir, pois, a estrada se localiza em área particular e não publica, no caso dentro da área de propriedade da Mina de Passagem.
    Segundo entrevista do Prefeito interino vereador Sr. Juliano Gonçalves ao jornal O ESPETO em 2020, ele disse que quando as invasões são em áreas particulares cabe ao proprietário da área invadida tomar a iniciativa e providências. Parabenizamos os envolvidos por fazer parceria no combate as invasões que além de depredar o meio ambiente com queimadas podem causar problemas no fornecimento de água e luz, como já vimos postes pegando fogo por excesso de gatos no bairro Cabanas.