Escola estadual Dom Benevides promove caminhada ecológica com professores, alunos e familiares até a Cachoeira da Bumbaça

    A escola estadual Dom Benevides, instituição de ensino público mais antiga da cidade que atende turmas do fundamental e médio promoveu dia 21 de maio, véspera do dia internacional da biodiversidade uma caminhada ecológica com professores, alunos e familiares até a Cachoeira da Bumbaça em um evento muito esperado e organizado pelos professores de educação física Célio Mól e Adenilson Gonçalves que seguindo os parâmetros curriculares nacional implementaram essa atividade multidisciplinar com objetivo de divulgar boas práticas de saúde e de melhorar a consciência ambiental. Com a presença do Corpo de Bombeiros Civil de Mariana, através do Comandante Adão Júnior que foi pessoalmente orientar seus comandados e proporcionar aos 130 participantes mais segurança até a referida cachoeira.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A manhã fria foi substituída pelo calor da empolgação de fazer um passeio ecológico junto aos amigos e ás 7 horas os alunos chegaram na escola onde foram recepcionados pela direção e pedagogas com um deliciosos café da manhã especialmente preparado para esta ocasião e após assinar a lista de presença e entregar a carta de autorização devidamente assinada pelos pais ou responsáveis ouviram atentamente as últimas instruções de segurança e logística do evento para juntos seguir até a linha férrea para começar a se ambientar com uma atmosfera mais ecológica no entorno de parte da mata atlântica. Essa foi a quarta edição e por causa da pandemia do Covid 19 era esperada há quase três anos e muitos dos alunos relataram que aguardavam ansiosos por este dia já que na última edição eles não puderam participar devido não ter idade mínima para acompanhar.

    A liberdade de falar alto, de expor suas perspectivas e fantasias e de se exercitar num ambiente aberto e natural numa atividade moderada é um grande prêmio ao estudante que manifesta seus instintos de sobrevivência em meio a trilhas, rios e matas tendo que aprimorar seus cuidados em meio a lugares que não são utilizados em seu cotidiano aumentando consideravelmente sua autoestima e seu conhecimento sobre a biodiversidade. Apesar da frente fria que fez na semana o sol se fez presente e mesmo a baixa temperatura da água não foi empecilho para que muitos pudessem aproveitar do momento para tomar aquele banho na cachoeira e lavar a alma como relatou os mais empolgados que só entristeceram quando soou o apito do professor indicando que já estava na hora de vir embora. E assim, sem qualquer incidente ou acidentes, mais uma vez apresentamos aos nossos alunos   outra forma de aprendizagem, aquela que ele aprende com o coração, fica perpetuado em sua mente e alimenta sua alma pois

    somos parte da natureza e precisamos sempre de reencontrar com ela. Que a educação ambiental faça parte do currículo de toda escola para que nossas riquezas ecológicas sejam mais preservadas. Viva a escola, viva a biodiversidade.