Por Giovanna Pereira
O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) segue com suas atividades, a fim de expandir a economia para além da mineração. A iniciativa com a Samarco se iniciou em setembro de 2020, com representantes dos municípios de Ouro Preto e Mariana das três esferas: poder público, setor produtivo e sociedade civil. Junto disso, o Plano busca incluir cada vez mais a população em seus projetos, para o desenvolvimento da economia local.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Partindo da sua fase de engajamento, o PADE elabora estratégias para aproximar todos os habitantes da região, com o foco do desenvolvimento nas áreas de agricultura, turismo, inovação e tecnologia, rejeitos de mineradoras e empreendedorismo. Adotando uma metodologia central, a ação se desenvolve para ser um divisor de águas na economia da região, através de uma cultura cooperativista, promovendo a diversificação dos eixos econômicos dos municípios integrados.
A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (ADESIAP) foi nomeada guardiã do projeto no município, sendo um dos eixos de mobilização e desenvolvimento do PADE que, junto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Cultura e Turismo, Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e Câmara de Dirigentes Lojistas, empreendedores dos municípios, dentre outras instituições, constroem novas alternativas para integrar e diversificar a economia local.–
Prefeitura de Mariana