Uma conquista do vereador José Geraldo “Zé do Binga”
Especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins, a assistência aos pacientes que antes acontecia somente em Mariana, referência da microrregião, passa acontecer em Ouro Preto, que ofertará a 1° avaliação aos pacientes.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Em 2021, a demanda de encaminhamento era de 20 a 22 pacientes por mês. Ainda há uma demanda reprimida em Ouro Preto, em média, 360 pacientes aguardam a primeira avalição. A estimativa da Secretaria de Saúde é atender 64 pacientes por mês, o triplo do que acontecia anteriormente.
O tratamento da diálise permanecerá em Mariana, referência da microrregião.
Como será o encaminhamento?
Os pacientes serão avaliados pelo médico do PSF. A guia do paciente, anexada aos exames laboratoriais, será encaminhada ao Serviço de Controle e Avaliação, e os agendamentos serão realizados conforme priorização do quadro clínico pela regulação.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizarão o agendamento das consultas e a busca ativa dos pacientes que necessitam da primeira avaliação.
Os atendimentos serão realizados 1 vez por semana, às quartas-feiras na Policlínica, a partir do dia 11 de junho. O vereador Zé do Binga disse ao Jornal O Espeto que; ‘’Estou muito feliz com a noticia pois desde 2013 quando assumi pela primeira vez o mandato de vereador, venho buscando uma forma de trazer um especialista em nefrologia para Ouro Preto, quem não desiste uma hora consegue e estou contente que conseguimos, faço um agradecimento especial ao secretário de saúde o Sr. Leandro Leonardo de Assis Moreira que abraçou essa causa e foi fundamental para conseguirmos esse especialista para nossa cidade’’. Disse o vereador Zé do Binga.