Grupo Escoteiro de Mariana promove Ação Ecológica

    O MutEco é uma grande ação ecológica que movimenta os escoteiros nos quatro cantos do país todos os anos, excepcionalmente no mês de junho.

    Em 2022 foi o 33° mutirão nacional, e no 134 GEMAR o tema escolhido “ENERGIA RENOVÁVEL: ENERGIA SOLAR” foi uma grande oportunidade para que todos os jovens pudessem refletir sobre a importância do Meio Ambiente em suas vidas, contribuir com a melhora da consciência ecológica e fortalecer a imagem do Movimento Escoteiro na sociedade.

    No dia 04/062022 o grupo recebeu a visita do Sr. Osvaldo Umbelino Coelho,
    responsável pela empresa Thali Energia Solar, para uma palestra instrutiva, onde as crianças, jovens e adultos voluntários do 134 GEMAR puderam aprender sobre o sistema fotovoltaico, sua minimização do impacto ambiental, seu funcionamento e compreender a melhor posição da placa para eficiência na captação dos fótons.

    No dia 11/06, das 09h00 às 11h30 o 134 GEMAR foi para a praça em frente ao Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães – Mariana – MG abordar a comunidade e apresentar informações básicas sobre uma das formas de geração de energia elétrica com menos impacto ambiental, no caso o sistema fotovoltaico, e incentivar a ter mudanças de atitude com relação a meio ambiente.
    O 134 GEMAR optou para o MUTECO 2022 os seguintes objetivos:
    – Mostrar aos jovens do grupo e também à comunidade uma forma de geração de energia elétrica com menos impacto ambiental.
    – Incentivar os jovens do 134 GEMAR, seus familiares e comunidade que,
    através de mudanças de atitude, como a utilização de energia limpa, podemos contribuir para a diminuição dos impactos causados ao meio ambiente.
    Neste mutirão foram estimulados o desenvolvimento de práticas sustentáveis nos espaços em que vivem e a reflexão/vivência dos valores contidos na Lei e e Promessa Escoteira, fortalecendo a relação pessoal com o meio ambiente, ciência, sustentabilidade, curiosidade e tecnologias.
    “Com certeza foram manhãs que ficarão guardadas nas memórias dos escoteiros e que serviu e servirá de inspiração para a busca de mais conhecimento. Foi um encontro de muito aprendizado e troca de conhecimentos.” Segundo nota do 134 Gemar Mariana.