Programa de Educação e Patrimônio promove reflexão sobre patrimônios históricos e cultura de Ouro Preto a partir de exposição fotográfica

    O Programa “Ouro Preto, o meu lugar” da Casa do Professor da Secretaria de Educação retoma as atividades externas após a paralisação devido à pandemia da Covid-19. A primeira ação realizada foi uma visita dos alunos à exposição fotográfica “Olhares na Liberdade”, evento acontece anualmente desde 2018 com a presença de fotógrafos renomados de Ouro Preto.

    Nos anos de 2020 e 2021, Programa continuou com as atividades internas e, agora, na retomada, voltará com atividades presenciais nas escolas-piloto municipais: Doutor Pedrosa, Caic, Monsenhor João Castilho Barbosa, e, agora, com mais duas: Bernardina de Queiroz e Daura de Carvalho, sendo esta a primeira escola estadual a aderir ao Programa.

    O programa municipal promove aos estudantes ouro-pretanos visitação a museus, exposições e idas a outros eventos culturais e artísticos, com o objetivo de debater sobre a cultura ouro-pretana e seus patrimônios. A partir da ida à exposição, os alunos participam de uma oficina onde são convidados a escrever ou desenhar sobre o aprendizado adquirido. Esses depoimentos vão virar um livro que também ficará exposto junto às fotografias.

    A exposição deste ano vai receber cerca de 180 alunos, a visita realizada ontem (23) recebeu os alunos das escolas municipais Padre Carmélio e Monsenhor João Castilho Barbosa. Já nos dias 24 e 28 de junho, estudantes das outras instituições parceiras vão estar presentes das 10h às 11h.

    Ouro Preto, antiga Vila Rica, é a primeira cidade brasileira reconhecida como Patrimônio Mundial, além de ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artística Nacional (Iphan) devido à arquitetura barroca. O objetivo do programa é fazer com que as pessoas possam refletir o que seriam realmente os patrimônios de Ouro Preto, pois, é comum que os turistas e até mesmo os moradores da cidade considerem patrimônio apenas os casarões e as construções antigas. Além desses patrimônios tombados, a cidade apresenta muitos outros patrimônios, os quais estão dentro das vivências de cada morador. É importante pensar na constituição da cidade não só pelas edificações históricas, mas também no sentimento de pertencimento dos ouro-pretanos.

    Confira a programação:

    A exposição está aberta para visitação até 7 de agosto.
    Terça a sexta-feira das 9h às 17h;
    Sábados das 9h30 às 17h;
    Aos domingos é necessário agendar a visita, confira mais informações nas redes sociais do Museu da Inconfidência.
    Local do evento: Sala Manoel da Costa Athaíde, Anexo 1 do Museu da Inconfidência – Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro, Ouro Preto, MG.

    Texto: Isabella de PauloFotos: Mila Damasceno Fonte: PMOP.