Prefeitura coloca em prática nova Política de Dados Abertos em Ouro Preto

    Neste mês de junho, a Prefeitura de Ouro Preto começou a implementar o novo Plano de Dados Abertos (PDA) no Município. A iniciativa vai oferecer maior transparência e participação de toda a população junto às atividades realizadas na cidade. O cidadão vai poder conferir informações e dados relevantes, o que pode contribuir também para pesquisas e estudos acadêmicos.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Na prática, os cidadãos podem acessar todos os dados com mais facilidade, totalmente online, sem a precisão de solicitar as informações junto às secretarias. Além de um acesso mais amplo aos documentos, essa medida também permite maior velocidade para adquirir os dados.

    Todas as informações disponíveis podem ser acessadas no formato de arquivo csv, que na prática significa que os dados estão abertos para edição. Esse formato facilita a conferência de informações pelos cidadãos e por universitários e pesquisadores.

    Por fim, todos podem conferir informações a respeito de folha de pagamento, número de servidores, quantidade de atendimentos, orçamentos, gastos, entre outros. A medida faz com que o município disponibilize o máximo de dados possíveis e atua como um facilitador para toda população.

    O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, ressaltou a importância da ação para o município. “Ouro Preto se alinha com as melhores práticas de políticas públicas nacionais com esse plano, o que oferece mais transparência das ações da atual gestão, além de fornecer dados importantes para a população. O site será um fonte riquíssima de conteúdo público, podendo ser usado como material de pesquisa, além de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias dentro do setor público municipal. É um grande salto que damos rumo a atender da melhor forma os cidadãos”.

    Por sua vez, Felipe Pinho, secretário da Fazenda, destacou os esforços do Município para concluir a implementação do novo PDA e, com isso, maior transparência para a população. “Chegou o momento em que a sociedade quer ter maior conhecimento do que está havendo no meio público e a Prefeitura está se adiantando neste processo. A implementação de dados nesse momento, por exemplo, não era obrigatória, mas nós já víamos a necessidade de iniciarmos esse processo. Sendo assim, nós conseguimos finalizar a Política de Dados Abertos, que já está disponível no site para o acesso de todos cidadãos”.

    A nova Política de Dados Abertos passou por todas as unidades da Prefeitura de Ouro Preto e foi construída de forma conjunta, a fim de proporcionar maior transparência, divulgação de dados solicitados com maior frequência e estimular cultura de abertura e a utilização das informações geradas.

    Para conferir o Plano de Dados Abertos completo, acesse o link.

    Texto: Rodrigo Nassif