A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, agora está habilitada a carimbar o passaporte de turistas que percorrem a Estrada Real. O credenciamento foi realizado por meio do Instituto Estrada Real.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O ponto de carimbo será o Centro de Referência e Informações Turísticas – CRIT, localizado no Complexo Turístico da Estação. No CRIT, também será possível obter informações sobre o trecho da Estrada Real no município.
“O passaporte é um registro que garante ao turista experiências incríveis pelos caminhos da Estrada Real. Termos um ponto de carimbo em Itabirito significa reafirmar a importância do município na história de Minas e do Brasil”, destacou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.
Também é disponibilizado, no distrito de Acuruí, ponto de carimbo para peregrinos que percorrem o Caminho Religioso da Estrada Real – Crer.
A Estrada Real ligava Ouro Preto a Paraty, no Rio de
Janeiro, no século XVIII. Era o caminho
utilizado pela Coroa Portuguesa para escoar o ouro extraído das minas da então Vila Rica até o porto no Rio de Janeiro. São mais de 1.630 quilômetros
de extensão, que compõem a maior rota
turística do país, resgatando as tradições do
percurso e valorizando a identidade e as belezas da região.
O trajeto é dividido em quatro caminhos: Caminho Velho ou Caminho do Ouro, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu. O último deles liga Ouro Preto a Barão de Cocais, contemplando 24 quilômetros do distrito de Acuruí.
O trecho itabiritense da Estrada Real tem início na Ponte Ana de Sá, divisa com Ouro Preto, passando pelo distrito de Acuruí até a ponte do Ribeiro Manso, divisa com Rio Acima, uma extensão do Caminho Velho.
O distrito, hoje, é um dos principais pontos turísticos locais. Nele, encontram-se casarões, pontes históricas, igrejas, muros de pedra, além de natureza exuberante, aspectos culturais e gastronômicos singulares.
Para obter o passaporte é necessário realizar o cadastro no site do Instituto Estrada Real e ir a um ponto de retirada levando um quilo de alimento não-perecível. Na Região dos Inconfidentes, é possível retirar o passaporte em Ouro Preto.
“É uma conquista para Itabirito mais esse ponto de carimbo. Turistas de todo o Brasil que conhecem a história da Estrada Real agora poderão concretizar a passagem pelo trecho por meio do carimbo”, ressalta a diretora de Turismo, Rosilene Martins. Fonte: PMI.