Por Hynara Versiani
Horários, pontos finais e itinerários foram alterados para um melhor atendimento da população e evitar superlotação e acidentes com usuários
Vereador Juliano Vasconcelos, ex-prefeito interino que implantou o Programa Tarifa Zero, disse que mais de 400 mil pessoas já utilizaram o Tarifa Zero nos últimos Cinco (5) meses.
Cinco meses após a implementação do Tarifa Zero, a Prefeitura Municipal de Mariana tem feito esforços para a manutenção e o aperfeiçoamento do programa. Dentre as iniciativas, estão a alteração de algumas das antigas rotas e o aumento de horários.
Em vídeo veiculado no Instagram da Prefeitura Municipal, o Guarda Municipal Sr. Eliabe de Freitas Pereira afirmou que as alterações são em caráter experimental e visam garantir mais conforto e segurança para os usuários.
As modificações ocorrem para que o tempo de espera nos pontos de ônibus e a superlotação não ultrapassem o limite tolerável.
Uma das primeiras rotas a sofrer alteração foi a Alto Colina × São Vicente ( em Passagem), que não mais vai ao bairro Vale Verde, ( após o bairro Cabanas), antes de se dirigir ao centro de Mariana.
Agora, o micro-ônibus, após passar pelo Terminal Rodoviário, realiza o retorno no Hospital Monsenhor Horta e dirige-se ao Centro Histórico e, posteriormente, à Colina.
Através das redes sociais da Prefeitura Municipal de Mariana, a Secretaria de Defesa Social do município informou as modificações que aconteceriam a partir do dia 01 de julho.
As linhas que atendem os bairros Cabanas, Rosário, Morro Santana e Passagem de Mariana são as que sofreram diferentes alterações.
A rota Colina × Passagem de Mariana teve a frequência de horários aumentada, diminuindo o tempo de espera para 30 minutos em dias úteis. Em suas redes sociais, a Prefeitura Municipal afirma que a modificação é para melhor atender à população do distrito, visando a redução do tempo de espera nos pontos de ônibus para as pessoas da localidade.
Houve também a criação da linha Cabanas × Policlínica, que passou a ter seu ponto final na Avenida João Ramos.
A rota Rosário × Centro, que antes era realizada pela linha Cabanas × Rosário, passou a ter como ponto final o centro da cidade, próximo ao Centro de Convenções.
A linha Morro Santana × Centro agora possui um veículo exclusivo para atender a comunidade, fazendo o trajeto até o Centro Histórico.
Nota da Redação:
As modificações foram feitas com base na opinião dos usuários do transporte e também em observação pelos agentes do Departamento de Trânsito para assim evitar super-lotação que estava acontecendo em horário de pico e até ocasionando acidente como o caso de uma pessoa que estava na porta do ônibus e a mesma se abriu atirando o passageiro no asfalto.
Há ainda relato de outro acidente no qual o motorista fechou a porta de ônibus pegando o braço de uma passageira, que teve o braço quebrado. Ambos acidentes causados pela super-lotação nos horários de pico.
Espera-se que com as alterações o programa Tarifa Zero se aprimore oferecendo transporte de qualidade e com quantidade suficiente.