Com mais de 100 anos de história, Estação Ferroviária de Passagem de Mariana enfrenta situação de descaso e abandono
    Estação Ferroviária de Passagem de Mariana / Foto: Hynara Versiani

    Local transformou-se em “ponto de drogas” e ameaça moradores

    Por: João B. N. Gonçalves

    Inaugurada em 1914 e reformada pela última vez em 2006, a Estação Ferroviária de Passagem de Mariana está fechada e em estado de abandono. Moradores da região reclamam que o espaço se transformou em um local de venda e utilização de drogas, o que ameaça a segurança da população.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Os moradores próximos à Estação Ferroviária relatam que no espaço normalmente são vistos jovens utilizando drogas, o que afasta outras pessoas do local. O morador Kelvin Milagres, de 19 anos, acredita que o abandono da estação afeta negativamente a população de Passagem em geral, pois é menos um recurso que poderia ser utilizado para atrair pessoas para o distrito.

    O morador ainda afirma que há um receio de que ocorram mais casos de furtos e assaltos nas proximidades da estação, visto que se trata de um lugar afastado. Para evitar a má utilização do local e torná-lo útil à comunidade, uma das utilizações possíveis é ser sede da Associação de Moradores de Passagem de Mariana.

    Em ofício de número 661, emitido em 05 de novembro de 2021, a Vale S/A afirma que as obras tiveram início no segundo semestre de 2019, com previsão de conclusão para maio de 2020, mas que precisaram ser interrompidas por conta dos decretos federais, estaduais e municipais decorrentes da pandemia de COVID-19.

    De acordo com a Vale, durante o período de paralisação das obras, o contrato de prestação de serviços com a empresa contratada se encerrou. Porém, segundo a organização, as tratativas para a assinatura de um novo contrato foram iniciadas no final do ano passado, com a nova previsão de entrega sendo para o segundo semestre de 2022.

                Apesar do ofício afirmar que as obras se iniciaram em 2019, os moradores relatam que o único movimento visto no local foram as retiradas de algumas portas e janelas do prédio da Estação Ferroviária de Passagem de Mariana. E de acordo com os moradores, quase oito meses depois do ofício que indicava a retomada das obras, não se viu nenhum movimento no prédio da estação.

    No momento, há movimentação de máquinas na área da estação, mas de acordo com um funcionário do local, esse movimento não está relacionado à estação em si. Uma obra está sendo realizada em um espaço acessível através dos trilhos, e a estação está sendo usada apenas para depósito dos materiais, facilitando seu transporte. A obra está sendo conduzida pela Empresa Tecnosonda.