Por: Hynara Versiani
Apresentado em novembro de 2019, o Programa Habitacional de Interesse Social do Município de Mariana, criado pela Lei Municipal 191/2019 ainda está longe de ser uma realidade para a população. Em seu lançamento, o ex-prefeito Duarte Júnior prometeu a entrega do loteamento com agilidade, afirmando que as obras estariam prontas até o final de 2020, porém, só foi realizado o serviço de terraplanagem no local.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Em junho de 2022, pouco antes da saída do prefeito interino Juliano Duarte, o ex-prefeito Duarte Júnior afirmou que é necessária uma nova movimentação de terra no local, pois, segundo ele, os engenheiros erraram no plano inicial. “Os engenheiros da época realmente erraram, fizeram uma movimentação de terra mas é preciso uma maior do que a que estava no projeto inicial”, disse Duarte Júnior ao jornal O Espeto. Ele destaca que é necessário que a Prefeitura Municipal faça uma nova licitação para as obras no “Novo Loteamento”, visto que o contrato com a empresa responsável se encerrou. O ex-prefeito Duarte lembra que o valor total para a infraestrutura deste loteamento é de 16 milhões de reais, e afirma que a Prefeitura Municipal de Mariana ainda tem em caixa mais de oito milhões previstos para finalizá-lo: “O recurso está lá, é possível fazer todas as intervenções necessárias, mas é preciso uma nova licitação”. De acordo com as informações do ex-prefeito, a antiga gestão, comandada pelo vereador Juliano Gonçalves, então prefeito interino, já estava trabalhando com uma nova licitação.
O futuro loteamento está localizado à margem da Rodovia Mariana-Samarco, entre os bairros Jardim de Santana e Morro Santana, em frente ao Almoxarifado da Prefeitura Municipal e a Vila Del Rey.
Habitação: Em contrapartida, Sr. Juliano Gonçalves ex-prefeito interino de Mariana entregou reformas a residências de famílias do município. Essas reformas fazem parte do projeto Arrumando a Casa, implementado durante sua gestão. Também foram entregues cerca de 40 apartamentos que já estavam em obras iniciadas na gestão Duarte Junior.
Invasões: Novas invasões ocorrem próximo ao novo loteamento, e apesar da vigilância da guarda municipal que retira os barracos, eles sempre voltam !
Urge-se não deixar parado as obras do Novo Loteamento, que foi até promessa de campanha de candidatos !
Entenda a origem da verba do loteamento: Devido a catástrofe do rompimento da barragem de Fundão o Ministério Público entrou em 2018 com Ação Civil Pública para obrigar a Renova a destinar parte legal da verba aprovada para o loteamento do Novo Bento e Paracatu, cerca de 5%, para fim social. Depois de tramitação judicial, foi anunciado no antigo SESI pelo Promotor Exmo. Sr. Guilherme Meneguim e o ex-prefeito Duarte anunciaram o Novo Loteamento que teria 1.600 casas, sendo considerado o maior projeto habitacional da história de Mariana. Porém 3 anos depois ainda não se concretizou entrega de nem uma casa!