Por Danielle Herculano
A segunda semana do “Festival de Inverno – Mariana 326 anos” contou com uma programação repleta de eventos e momentos marcantes, refletindo a história e cultura marianense, sendo celebrada nos quatro cantos do município. A programação acontecerá durante todo o mês de julho, contando com uma extensa programação artística e cultural.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Na última semana, de segunda (04) até a sexta-feira (08), a Cia. Lamparina realizou no CRIA uma Oficina de Criação de Conteúdo Audiovisual e no Bairro Santo Antônio uma Oficina de Teatro, as atividades foram destinadas aos jovens de 07 a 14 anos, proporcionando a comunidade local a oportunidade de desenvolver novas habilidades.
Na quarta-feira (06), houve a apresentação da peça “O casamento na roça” pelo Grupo de Teatro do RecriaVida, no Cineteatro Municipal, trazendo para todos os presentes muita animação e boas risadas. Já na quinta-feira (07), aconteceu a tradicional Feira Noturna, na Praça dos Ferroviários, com o show de Josimar Silva. A ação é um momento de muita cultura, artesanato e gastronomia mineira e recebe todas as quintas-feiras diversos visitantes. Prestigie!
Durante a sexta-feira (08), sábado (09) e domingo (10) aconteceram diversos eventos importantes pela cidade. Dentre eles, em Cachoeira do Brumado, foi realizada a 15ª Festa da Panela de Pedra! O Distrito é berço da produção de tapetes de sisal e das panelas de pedra. A festa contou com diversas apresentações musicais e muita gastronomia, além de ser uma oportunidade da comunidade apresentar e divulgar o artesanato e suas produções artísticas.
Segundo Edeir Eleutério, conhecido no município como Preto, produtor de Panela de Pedra, a festa foi criada para divulgar o artesanato de Cachoeira do Brumado. “A divulgação acontece quando você faz uma festa que é voltada para o turista, uma festa voltada para a culinária e para o artesanato local, resgatando o berço da nossa cultura, que é a panela de pedra”, disse o produtor.
Além disso, em Furquim aconteceu o 15º Encontro de Motociclistas – Motoclube Divino Estradeiro. O evento contou com diversas atrações musicais, foi ponto de encontro para os amantes do motociclismo e o Distrito foi tomado por motos dos mais diferentes estilos.
Continuando com a extensa festividade, o Distrito de Padre Viegas foi palco da Festa da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, o evento aconteceu em celebração aos 132 anos de fundação da Banda e contou com diversos momentos que encantaram toda a comunidade, presentes e visitantes.
A programação do “Festival de Inverno – Mariana 326 Anos” incluiu também a Feira de Arte, Cultura e Culinária, com muito artesanato, música e gastronomia mineira, o evento reuniu na Rua Direita diversos visitantes e foi um momento de muito lazer e diversão, animado pelo show com o Trio Chinelada, Fernando Costa e Banda e um Show Musical com Voz e Violão.
Ao longo do sábado, o Centro Histórico também recebeu diversas atrações, como a intervenção do Giramundo Circo, shows musicais e o espetáculo teatral – Cia. Lamparina. A noite, a Praça da Sé foi palco da Orquestra BigBand FUNCEC, a apresentação era muito esperada por todos os moradores e visitantes da Primaz de Minas e foi um momento cheio de encantos.
No domingo aconteceu mais um evento do Banda na Praça. A Sociedade Musical São Sebastião de Passagem de Mariana e a Sociedade Musical São Vicente de Paulo trouxeram muita música, arte e alegria para todos os moradores e visitantes da cidade. O Jardim de Mariana recebeu a Oficina de Bolha de Sabão e foi um momento repleto de muita diversão para a criançada e todos os familiares que estavam presentes.
Em entrevista, Maria Lúcia, moradora de Contagem e turista em Mariana nesse final de semana, relatou que “é muito bom conhecer locais que valorizam o seu povo e investem em atividades para atrair visitantes e alegrar a sua população.Com toda certeza voltarei em Mariana mais vezes”, destacou.
Para fechar a semana de programações, aconteceu a apresentação com a TS Cia. de Dança, o momento causou admiração em todos que estavam presentes. Para encerrar o dia com chave de ouro, aconteceu o show com Silvia Gomes, e a Praça da Sé tomada pelo samba e seus apreciadores.
O “Festival de Inverno – Mariana 326 anos” possui uma programação com atrações gratuitas, trazendo cultura e entretenimento para Mariana, além de celebrar o aniversário da cidade. Clique AQUI e fique por dentro da programação completa. Não perca a oportunidade! Reúna a família, os amigos e divirta-se!
Foto: Maria Fernanda Viana, Marcella Pontes, Evelin Almeida e Lívia Vieira–
Prefeitura de Mariana