Varíola dos macacos: Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a doença

    A Varíola dos macacos ou monkeypox é uma doença de caráter viral e recebe este nome após um surto de macacos infectados em 1958. O primeiro caso confirmado no Brasil da varíola dos macacos aconteceu no dia 8 de junho de 2022.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Em Ouro Preto, não há registro de caso confirmado da doença, entretanto, devido as notificações de casos confirmados nas cidades próximas, como Mariana e Belo Horizonte, e por este ser um período em que a cidade promove diversos eventos e recebe turistas, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a varíola e o que deve ser feito caso haja suspeita.

    A transmissão ocorre principalmente por meio do contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou mucosas de animais infectados. A transmissão de pessoa para pessoa ocorre por contato com secreções respiratórias infectadas, lesões de pele de uma pessoa infectada ou com objetos e superfícies contaminados.

    Principais sintomas

    Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

    O setor de Vigilância da Secretaria de Saúde criou um protocolo para orientar os profissionais aos procedimentos necessários no caso de suspeita e confirmação da doença.

    Entenda o que deve ser feito em caso de suspeita

    Qualquer pessoa que apresente início súbito de erupção cutânea em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia ou relato de febre, deve procurar uma unidade básica de saúde para atendimento.

    Medidas de Precaução

    Isole os infectados, use máscara, mantenha o distanciamento e a higiene pessoal, use álcool.

    Não existem tratamentos específicos nem vacina para as infecções provocadas pelo vírus da Monkeypox.

    Texto: Júlia Adrielle-Fonte: PMO.