95 % dos entrevistados pelo jornal O ESPETO relatam que já tiveram problemas com tarifa zero

    Por: João B. N. Gonçalves

    42,9% dos entrevistados têm problemas com atrasos nas linhas
    da Transcotta ao menos uma vez na semana,33,3%
    têm 3 ou 4 vezes na semana e 19% todos os dias.

    Lançado em fevereiro deste ano, o Tarifa Zero trouxe a realidade do transporte público gratuito para Mariana, porém, o programa tem dividido opiniões entre os marianenses.
    A isenção tarifária alcança todas as linhas urbanas e distritais atendidas atualmente pelo serviço de transporte coletivo, realizado pela empresa Transcotta, estando presentes as linhas rurais, distritais e interdistritais.
    Apesar da gratuidade trazer um alívio financeiro para os usuários, principalmente aqueles com baixa renda, ela também gerou uma superlotação das linhas de ônibus. Segundo relatos dos usuários, o aumento de passageiros foi evidente após a adoção da medida, como as pessoas passaram a utilizar ainda mais o transporte público, seja para trabalho, estudo ou lazer.
    Através de uma pesquisa de opinião ( enquete ) com 21 pessoas entrevistadas, realizada em 13 de julho pelo jornal O Espeto, contando com auxílio de estudantes do curso de jornalismo da UFOP, com usuários das linhas de ônibus da Transcotta, pessoas que o utilizam para se deslocar para trabalho e estudo, constatou-se que 95% desses que aceitaram ser entrevistados têm problemas ao longo da semana com o transporte público.
    Essa pesquisa de opinião, chamada de enquete tecnicamente, é simplesmente uma tomada de opinião dos entrevistados sem qualquer metodologia cientifica, ou seja, não tem a pretensão de avaliar o tarifa zero, queremos apenas demonstrar a opinião dos nossos 21 entrevistados.
    Constatou-se que 42,9% dos entrevistados têm problemas com atrasos nas linhas da Transcotta ao menos uma vez na semana, 33,3% têm 3 ou 4 vezes na semana e 19% todos os dias.
    Desse modo, percebemos que entre os entrevistados, menos de 5% não têm nenhum tipo de problema com as linhas de ônibus da cidade. Veja o gráfico abaixo:

    Pesquisa sobre a recorrência dos problemas dos moradores com o transporte público de Mariana Uma das principais reclamações dos moradores é a superlotação dos ônibus, principalmente nos horários de pico, em que os pontos de ônibus ficam abarrotados de gente. Morador de Passagem de Mariana, Kelvin Fernando, estudante que utiliza o transporte diariamente, conta que considera o programa útil, pois torna-se um custo a menos para a família, mas percebe que o serviço piorou em relação a quando era pago, principalmente em relação à superlotação e à disponibilidade de horários. Opinião similar é a de Sirlene Ferreira, moradora do bairro Santa Rita de Cássia. “Piorou, antes, ‘a gente’ pagava, mas o volume de pessoas era mais moderado. Não era tanto tumulto”.
    Bruno Souza, estudante universitário, e antigo morador do Cabanas considera que o programa é positivo para a população, mas reitera que mudanças são necessárias no serviço. O estudante relata que se habituou a enfrentar ônibus muito cheios: “Não teve uma vez que eu saí da aula que o ponto de ônibus não estava lotado. Se você pegar o ônibus no centro, você vai em pé. Às vezes, nem dá para entrar, porque já está muito cheio. E às vezes, o ônibus nem para”.
    Outra reclamação comum é em relação à desorganização dos horários, uma fonte, que preferiu não se identificar, conta que utiliza a linha Rosário todos os dias para ir trabalhar no centro da cidade, mas reclama dos horários:
    “Os horários são uma bagunça, o ônibus nunca passa no horário que está no site (da Transcotta, empresa responsável pelo transporte), ou ele passa mais tarde ou passa adiantado”. Disse.Perguntados sobre a possibilidade do transporte voltar a ser pago, os usuários lembraram que apesar do crescimento da superlotação, o serviço antes do Tarifa Zero não era tão superior, pois ainda era preciso enfrentar mesmos problemas como os pontos e veículos lotados, os horários desorganizados e atrasos. De modo geral, alguns usuários não consideram que seja vantajoso voltar a pagar pelo transporte público, pois existe o receio de uma tarifa alta, que pese no final do mês para as famílias.Nota da Redação: A Prefeitura de Mariana iniciou uma série de mudanças baseada nas experiências dos usuários para melhorar o Tarida Zero. No seu lançamento o ex-prefeito Interino Sr. Juliano Vasconcelos disse que o Tarifa Zero iria começar de forma experimentar e que haveria avalição do serviços para melhorar sua qualidade, o que todos queremos e muitas já estão acontecendo. Isso é ótimo sinal !
    O jornal O ESPETO publicou em seu editorial há cerca de um mês que as pessoas de Mariana não deixaram de usar seu transporte particular ( carro, moto, etc.) para adotar o tarifa zero como principal meio de locomoção, pois o trânsito continua o mesmo. O representante da Transcota Agencia de Viagens questionou-nos se fizemos uma pesquisa para basear nossa afirmação anterior. Reiteramos aqui que a nossa afirmação de que as pessoas não abandonaram seus veículos para adotar o programa de Transporte Público Tarifa Zero baseia-se na observação dos membros do jornal, portanto é a nossa opinião apenas.

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