O Programa Jovens de Ouro 2.0 vai ofertar a Jornada de Integração, que será o primeiro contato com os jovens contemplados. Em formato online, a Jornada de Integração vai abranger temáticas diferentes ao longo de seis lives, através do canal oficial da Prefeitura de Ouro Preto, no YouTube. A primeira live será na quinta-feira, 21, às 10h, com o tema: empregabilidade e o mercado de trabalho voltado para a juventude ouro-pretana.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Ansiosa com a iniciativa, Roberta Sávia Máximo de Souza, 23, está entre os 500 jovens selecionados neste primeiro edital. “Minhas expectativas são as melhores, pois espero me preparar e estar capacitada para o mercado de trabalho”, pontua.
Como política pública municipal destinada às pessoas entre 14 e 24 anos, o programa Jovens de Ouro 2.0 tem o objetivo de qualificar o jovem ouro-pretano. A iniciativa, fortemente aguardada pela população, aumenta as chances de futuras contratações, incentiva a busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento profissional.
Segundo a coordenadora, Lívia Oliveira, o programa Jovens de Ouro 2.0 possui um modelo inovador e alinhado às exigências legais e do mercado, já que inclui cursos em diversos campos, entre eles informática, administração, direito, artes, desenvolvimento humano, gastronomia, estética, idiomas e saúde. “Tentamos desenvolver todas as potencialidades dos jovens, descobrir o que eles gostam e dar suporte para que sigam na área. Durante seis meses o jovem terá acesso à plataforma online e aos cursos, depois ele será direcionado ao mercado de trabalho’’, ressalta.
O programa conta com uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogo, assistente social e psicólogo, além de laboratórios, que serão estruturados como ponto de apoio aos jovens que não têm acesso à internet ou computadores. “Cinco deles serão instalados nos cinco CRAS do município, sendo nos distritos de Santa Rita de Ouro Preto, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo; e na sede, nos bairros São Cristóvão e Padre Faria’’, destaca Lívia.
Os selecionados no programa Jovens de Ouro 2.0 não recebem nenhum tipo de remuneração e vale destacar que é totalmente gratuito aos contemplados. Além disso, para garantir a diversidade e inclusão, são reservadas 5% das vagas aos jovens PCD, 5% aos jovens em conflito com a lei e 5% aos jovens em situação ou egressos de Unidades de Acolhimento Institucional.
Os interessados em participar das próximas edições do programa devem ficar atentos ao edital e às datas de inscrições. A previsão é que a partir de 2023 sejam abertos dois editais, um em janeiro e o outro em julho.
Texto: Juliana Pinto-Fonte: PMOP.