Mineradora é multada em 500 mil reais por extração clandestina de minério de ferro em Mariana

    Duas pessoas, uma retroescavadeira, dois caminhões foram apreendidos e empresa é multada

    Para receber notícias do jornal O ESPETO em seu celular clique aqui

    Operação da Guarda Municipal de Policiamento Ambiental  e Polícia Militar Ambiental desmobilizaram dia 21 de julho de 2022 mineração ilegal de minério de ferro localizada no Bairro Alvorada, que fica na divisa de Mariana e Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, local também conhecido como trilha da Purificação.

    Foram apreendidos dois caminhões, uma escavadeira, e  duas pessoas foram presos em flagrante.

    A empresa de mineração alvo da ação, segundo a Guarda Municipal de Meio Ambiente não possuía as licenças ambientais para a Movimentação de terra, supressão de vegetação tipo candeias (árvore imune a corte), e a extração de minério de ferro e manganês segundo comunicado enviado pela Guarda Municipal de Mariana.

    Um inquérito policial federal foi instaurado para confirmar a ilegalidade das extrações.

      Os envolvidos podem responder pelos crimes de usurpação de matéria prima da união e extração de recursos minerais sem permissão, cujas penas podem chegar a seis anos de detenção.

    Segundo comunicado da GCMA a multa administrativa imposta  aos responsáveis pela mineradora supera quinhentos mil reais. Cabe recurso.

    A Guarda Civil Municipal de Meio Ambiente ( GCMA) não forneceu detalhes sobre a empresa ou contato portanto não podemos entrar em contato para saber se eles vão recorrer da multa .

    Ainda não há informações para onde eram levadas os caminhões ( carretas) carregados com minério de ferro.