São Cristóvão é celebrado com alegria na comunidade que leva seu nome em Ouro Preto

    Por Maycon Gomes 

    Durante os dias 16 a 25 de julho, a Comissão Pró- Festa e Venerável Irmandade de São Cristóvão da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, celebrou com grande alegria as festividades em honra ao Glorioso Mártir São Cristóvão. Vivenciamos juntos da comunidade um tempo forte de oração, de missão, louvor e fé e de agradecimento a Deus. Celebrar o padroeiro da irmandade e da comunidade é sempre um tempo de graça, no qual são renovados os compromissos de seguir Jesus tendo como modelo sua Mãe, Maria Santíssima e seguindo os exemplos de São Cristóvão.

    Esse ano, durante toda a festa, foi abordado o tema “Com São Cristóvão, chamados a viver a Missão, Comunhão e Participação”, levando a todos os fiéis a serem direcionados à uma Igreja sinodal que vive suas várias ramificações unidas em uma só direção, o Cristo, a quem devemos sempre seguir, escutar e colocar em prática seus ensinamentos em favor dos mais frágeis e marginalizados.

    A retomada das festividades tradicionais em honra ao padroeiro, foi realizada com grande entusiasmo e com uma programação extensiva a outros grupos, movimentos, associações religiosas, irmandades e ordens terceiras da cidade. Esta, se iniciou com o piedoso novenário antecedido da oração do Santo Terço e da Santa Missa durante todos os dias, além dos Festejos da Bandeira ocorridos no dia 17 de julho, saindo da residência do Mordomo de 2022, Wanderson Thiago da Silva, da procissão luminosa no dia 23 de julho, que percorreu as ruas do bairro, da Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, Missa Festiva e procissão motorizada (carreata), pelas ruas da cidade encerrando com a bênção dos veículos e seus condutores, no dia dedicado à São Cristóvão.

    A comunidade que possui grande devoção para com o padroeiro, se mobiliza todos os anos para melhor o celebrar. Além das várias ruas e janelas enfeitadas, alguns moradores ainda promovem a doação de medalhinhas, flores, ajuda na distribuição e feitio dos vidrinhos de água benta, adesivos e outras lembrancinhas que já viraram tradição da festa, além daqueles que aproveitam o momento para render graças, fazer promessas e outros meios de louvar o padroeiro dos motoristas, viajantes, peregrinos e andarilhos.

    Maycon Gomes  – Comunicação