Moeda de 1 Cruzeiro de 1949 com mapa duplo, raríssima está avaliada em 9 mil reais
    Por: Rozembergue Alex Teixeira

    Se você é um colecionador ou apenas tem em sua casa está moeda, você meu amigo é sortudo pois a moeda de um cruzeiro de 1949 que geralmente vale no mercado de colecionadores 14,00 reais, está valendo 9 mil reais, e por que isso ocorreu, pois bem em uma tiragem normal de moedas cunhadas ocasionalmente pode acontecer o que chamamos de erro de cunhagem, ou seja em uma serie de moedas fabricadas uma ou mais moedas sofreram um erro o que torna essa moeda diferente das outras e isso no mundo dos colecionadores é uma raridade disputada para ver quem vai ter essa moeda ‘’exclusiva’’.
    Um exemplo mais recente e com a nossa moeda atual aconteceu em 2012 com a nossa moeda de 50 centavos a estimativa é que 40 mil unidades de moedas de 50 centavos, que não possuem o zero, em razão de erro de cunhagem, foram confeccionadas, elas foram recolhidas pelo Banco Central, logo após identificação do problema, que por sua esperteza guardou a moeda, hoje a pode ostenta-la e até vender pois seu valor passou para 1,800 reais.

    Entenda um pouco sobre o mundo da numismática

    Numismática é o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas, muito embora o termo também seja empregado como sinônimo ao colecionismo desses itens.
    Colecionar moedas já é, por si só, uma atividade prazerosa. Muito embora a missão de iniciar e de aumentar um acervo exija um pouco de paciência e uma dose de estratégia, a iniciativa rende ótimas histórias e cria grandes paixões.
    Se você ainda se pergunta por que colecionar moedas, as próximas linhas são argumentos que você precisa para se lançar à aventura da numismática. E mais: eu garanto que a empreitada vale a pena.
    Quem se interessa pela história a partir do estudo do dinheiro antigo, arrisca dizer que a numismática é uma ciência inesgotável. Há muito para explorar, descobrir e entender — e cada moeda diferente promete uma divertida e interessante viagem ao passado.
    Por isso, colecionar é uma oportunidade de se abrir ao aprendizado constante. A cada novo item adicionado na coleção, uma parte da cultura, da economia e do governo da época em que a peça circulou, como no Império ou na República Velha, passa a integrar o seu catálogo.
    Análise de uma Moeda.Ao estimular a pesquisa, leitura e ao conhecimento, fica fácil entender os motivos que posicionam a numismática como uma atividade democrática, que não se limita. Toda pessoa pode começar sua coleção!
    Uma criança, por exemplo, pode admirar a coleção de um familiar e, aos poucos, tomar gosto pelos achados históricos do que costumava ser apenas um dinheiro “sem valor”. A cada peça estudada, um mundo de possibilidades se abre e expande.

    O adulto, por sua vez, encontra na ciência das moedas um caminho para aprender, compreender e relembrar a sua própria história, visualizando a trajetória das nações ao longo dos anos. A cada peça estudada, uma certa epifania se encarrega de ajustar a nossa visão de mundo.
    Habitue-se às novas (e duradouras) amizades
    Para aqueles que estão de fora, colecionar moedas pode parecer uma atividade solitária. É um engano comum e que está bem longe da verdade…
    Em alguns momentos se faz necessário reservar um tempo para estudar com calma e individualmente suas moedas. Há períodos em que estar sozinho, somente à companhia dos livros e catálogos, facilita a identificação e classificação de suas peças.
    Em outros momentos, porém, a interação com outras pessoas é importante e produtiva. Em casa, por exemplo, as moedas podem ser um descontraído e curioso assunto para prosear em família, enriquecendo as conversas sobre o passado e (por que não?) sobre o futuro. Além das pessoas que temos próximas, o contato com outros colecionadores e numismatas promove ótimas amizades.
    Trocar conhecimentos permite e incentiva criarmos laços duradouros, formando um círculo de amizades sempre com bom assunto para debater e boas peças para negociar.
    Certifique-se de fazer um bom (e próspero) investimento
    As moedas antigas têm valor — e não é apenas histórico. Quem coleciona não se apega muito a questão de valorização das peças, mas o retorno do investimento é, sem dúvida, um aspecto que pode ser considerado sobre a coleção de moedas. Moeda de Prata.

    A moeda mais valiosa do plano real

    A moeda do plano de 1 real em comemoração ao cinquentenário da Declaração Universal dos Direitos Humanos lançada em 1998. Entre todas as moedas de 1 real já lançadas pelo Banco Central, ela é a que apresentou a menor tiragem. Foram lançadas apenas 600.000 unidades. Estas moedas em seu estado flor de cunho, ou seja, que nunca estiveram em circulação, podem ser encontradas à venda por R$ 600,00 até R$ 1.100,00.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui