Projeto “Cabeças Vorazes na Estrada Real” oferece espetáculos e oficinas, de graça, em Ouro Preto

    As atividades serão realizadas em setembro pelo grupo brasiliense ‘As Caixeiras Cia. de Bonecas’. A Cia vem difundido histórias que refletem a diversidade cultural no Brasil

    O grupo teatral brasiliense “As Caixeiras Cia. de Bonecas” vai circular pela cidades de Ouro Preto (MG), Cunha (SP) e Paraty (RJ) com o projeto Cabeças Vorazes na Estrada Real, que propõe o espetáculo de bonecos e miniatura para adultos “Cabeças Vorazes”. Serão realizadas, entre os dias 10 e 28 de setembro, duas sessões em cada cidade. 

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Contemplado em 2015 pelo Prêmio Myriam Muniz de Montagem Teatral, concedido pela Funarte, o espetáculo encena o mito indígena, comum ao Complexo Cultural do Marico – uma área nas margens do rio Guaporé, em Rondônia, partilhada por povos falantes de línguas tupituparí (Makurap, Tuparí e Wajuru), com um longo histórico de intercâmbios culturais entre eles. 

    A montagem teatral do mito procurou garantir a integridade da narrativa indígena, evitando traduções culturais ou simplificações que pudessem alterá-la na forma ou no conteúdo. Significa não a tomar como lenda ou fábula, mas como narrativa com lógica própria, referida à cosmovisão desses povos. O projeto também conta com ações de acessibilidade para as Pessoas com Deficiência. Apresentado na rua, dentro de uma tenda/cenário, o espetáculo utiliza o Teatro em Miniatura com a técnica de bonecos com vara e tem duração de 12 minutos para até 10 espectadores por sessão. Durante 2h, são realizadas cerca de 10 sessões, atendendo até 100 pessoas. A classificação indicativa é de 14 anos. 

    Além do espetáculo, o projeto também vai oferecer a Oficina de Construção de Bonecos em Miniatura. Em cada cidade, serão contempladas até 15 pessoas com 14 anos ou mais com ou sem experiência com a construção de bonecos. Os participantes que cumprirem 100% de frequência receberão certificados de participação. 

    Todas as atividades do projeto ‘Cabeças Vorazes na Estrada Real’ são de graça e abertas ao público interessado.

    Sobre o projeto

    Idealizado e produzido pel’As Caixeiras Cia. de Bonecas, o Projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF – FAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A proposta pretende levar um pouco da produção artística do DF para cidades de três regiões brasileiras que fazem parte de um importante circuito turístico e histórico como forma de intercâmbio, fruição e difusão da arte feita na capital do país, destacando o seu valor e qualidade. 

    Serviço:

    Espetáculo “Cabeças Vorazes” – Ouro Preto/ MG

    Data: 10 e 11/09 – sábado e domingo

    Horário: 19h às 21h 

    Local: Praça Tiradentes – em frente ao Museu da Inconfidência

    Oficina

    Data: 12,13 e 14/09 – segunda, terça e quarta-feira

    Horários: das 10h às 13h

    Local: Centro de Artes e Convenções – Bloco B/ Prédio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP (PPGAC – UFOP) 

    Endereço: Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328, Ouro Preto

    Mais informações: oficinas.caixeiras@gmail.com / Tel/ WhatsApp: (35) 9159-6673 (Du Sarto)

    Acesse

    Site: www.ascaixeiras.com 

    Blog do espetáculo Cabeças Vorazes: www.cabecasvorazes.wordpress.com 

    YouTube: https://www.youtube.com/c/ascaixeirasciadebonecas 

    Instagram: https://www.instagram.com/as_caixeirasciadebonecas/ 

    Facebook: https://www.facebook.com/ascaixeiras/  e  https://www.facebook.com/FestivalLambeLambe