Documentários registram as tradicionais Folias de Reis em comunidades de Mariana e Barra Longa

    Filmes retratam as histórias dos grupos de foliões e mostram como foi a retomada das atividades após o isolamento social 

    As comunidades de Pedras, em Mariana, e Barreto, em Barra Longa, se reuniram para assistir documentários que retratam a Folia de Reis nas localidades. Em telões montados nos distritos, os moradores acompanharam os filmes que contam as histórias dos grupos de foliões, as festividades populares e a retomada das atividades após o período de restrições devido à Covid-19. 

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Em Pedras, a exibição foi realizada em frente à Capela de Santo Antônio e contou com a presença dos integrantes do grupo e de moradores da região. No telão, a comunidade assistiu a sua festividade tradicional, em atividade desde 1984.

    Em Barreto, cerca de 100 moradores se reuniram no espaço em frente à Capela de Nossa Senhora do Pilar para assistir a dois documentários: um sobre Folia Velha e outro sobre a Folia Nova de Barreto. A divisão em dois grupos foi realizada para que pudessem difundir por um espaço mais amplo suas apresentações.

    Os documentários estão disponíveis no site da Fundação Renova.

    As iniciativas para fortalecer os grupos de Folia de Reis fazem parte do Plano de Reparação das Referências Culturais. Conduzidas pela Fundação Renova, em cooperação com a Unesco, as atividades tiveram origem no Projeto de Salvaguarda de Referências Culturais, elaborado a partir de um diagnóstico realizado junto às comunidades dos municípios mineiros de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado. 

    Ao todo, são nove eixos trabalhados, incluindo ações voltadas à reparação e salvaguarda do patrimônio; diálogo e educação em culturas tradicionais; registro de memória; educação patrimonial; formação artística e cultural; agroecologia; esporte e lazer; incubadora de projetos; e patrimônio material. No caso das Folias de Reis, há a aquisição de novos instrumentos e uniformes, além do registro audiovisual dos grupos.

    Folia de Reis

    Seguindo a tradição, todos os anos, os foliões saem com a bandeira do Menino Jesus, percorrendo as casas das comunidades e seus arredores, com versos acompanhados de sanfona, viola, caixas e pandeiros. E foi essa a trajetória capturada e registrada nos documentários exibidos.

    Em 2017, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. As Folias de Reis, assim como os congados, reinados, pastorinhas, marujadas e suas variantes, integram o chamado Catolicismo Popular.

    Sobre a Fundação Renova

    A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

    A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

    Assessoria de imprensa – Fundação Renova