ALMG e TRE assinam termo de cooperação em prol da democracia
    A valorização da democracia e da confiabilidade das urnas eletrônicas será destacada na campanha – Arquivo ALMG – Foto:Guilherme Dardanhan

    Presidentes das duas instituições lançarão campanha conjunta que busca enfrentar a desinformação no processo eleitoral

    A conscientização dos eleitores mineiros quanto à importância da democracia é o foco do termo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG) que será assinado nesta quinta-feira (25/8/22), às 10 horas, em solenidade no Salão Nobre.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Representando as duas instituições, participarão os presidentes da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PSD), e do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, além do corregedor do tribunal, desembargador Octávio Boccalini. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da ALMG no YouTube e pela TV Assembleia.

    DESINFORMAÇÃO

    O objetivo central do termo de cooperação é promover uma campanha conjunta das duas instituições em prol da conscientização dos eleitores do Estado sobre a importância da democracia, com foco no enfrentamento à desinformação relacionada ao processo eleitoral.

    A parceria faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-MG, que busca prevenir e enfrentar, de forma constante, a desinformação contra a Justiça Eleitoral em Minas Gerais.

    Sob o slogan “seu voto faz o país”, a campanha utiliza como lema nas eleições de 2022 “As eleições são íntegras, a democracia é inegociável e não há paz sem tolerância”.

    O TRE-MG criou um sistema de alerta de desinformação contra as eleições. Por meio dele, cidadãs e cidadãos poderão comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o sistema eleitoral brasileiro. Esses conteúdos serão encaminhados para verificação às plataformas streaming, provedores de redes sociais e agências de checagem.

    Na parceria entre a ALMG e o tribunal, o trabalho é conduzido em regime de mútua cooperação, por meio de um cronograma com prazos no calendário eleitoral e de um plano de atuação detalhado entre as equipes das duas instituições.

    PARCERIAS 

    No Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-MG também são parceiros a Defensoria e o Ministério Públicos do Estado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

    Em nível nacional, o programa foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que conta com o apoio de mais de 150 parceiros. O trabalho é conduzido de forma a complementar e amplificar as iniciativas em todo o País, considerando as especificidades regionais.

    HISTÓRICO

    Nas eleições municipais de 2020, a Assembleia e o TRE-MG firmaram outra parceria, para incentivar a população a ir às urnas, buscando também tranquilizá-la quanto à segurança dos procedimentos adotados para prevenir o contágio da Covid-19.

    Por meio do projeto Parceiros da Democracia, o tribunal buscou garantir a realização das eleições com estrutura e segurança sanitária. Também foram parceiros o Governo de Minas, o TJMG e Tribunais Regionais Federais. Fonte: ALMG.