Dom Silvério Gomes Pimenta nasceu em Congonhas do Campo, MG, em 12 de janeiro de 1840, e faleceu em Mariana, MG, em 30 de agosto de 1922. Foi sacerdote, professor, orador sacro, poeta, biógrafo, prelado e arcebispo de Mariana. Devido a sua situação financeira e não poder continuar os estudos, empregou-se como sapateiro. Pela providência de Deus, o seu padrinho de Crisma, D. Viçoso, então bispo de Mariana, concedeu-lhe matrícula no Seminário da cidade. Entrou neste Seminário aos 14 anos, e dois anos depois já era professor de Latim, e também de Filosofia e História Universal. Aos 22 anos, em 1862, na matriz de Sabará, foi ordenado sacerdote por D. Viçoso.
Em 1874, com o falecimento de D. Viçoso, padre Silvério foi eleito vigário capitular, governando a diocese até 1877. Foi sagrado em São Paulo por D. Pedro Maria de Lacerda, em 31 de agosto de 1890. Foi o primeiro bispo sagrado depois de proclamada a República. Com a morte de D. Benevides, em 1896, sucedeu o no bispado de Mariana em 16 de maio de 1897. A personalidade literária de D. Silvério ficou marcada por seus livros e cartas pastorais.
(Fonte: https://www.academia.org.br/academicos/silveriogomes- pimenta-dom/biografia).
O projeto transdisciplinar “Escola tem história: homenagem ao patrono Dom Silvério (1840-1922)”, em memória ao centenário de seu falecimento.
A finalidade do projeto é envolver toda a comunidade escolar para que conheçam tanto sobre a história inspiradora da vida de Dom Silvério quanto sobre a história da própria escola, despertando o sentimento de pertencimento e valorização do lugar que ocupam.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui