Após mais de 50 anos de espera, moradores do distrito de Engenheiro Corrêa terão Estação Ferroviária restaurada

    Por: Greiza Tavares

    A Estação será transformada em um Centro Cultural e de convivência para a comunidade

    Na última quarta-feira, 24 de agosto, a vice-prefeita, Regina Braga, esteve presente na Secretaria de Cultura e Turismo (Secult/OP). Na ocasião, foi apresentado a ela o projeto de restauração da Estação Ferroviária de Engenheiro Corrêa, que é um desejo antigo dos moradores do distrito, um sonho que ultrapassou gerações.

    Foram apresentados os projetos arquitetônico e paisagístico. No projeto arquitetônico está prevista toda a restauração do prédio, sendo que haverá também uma parte de reconstrução, pois muitas paredes estão danificadas e não há mais a estrutura do telhado. O projeto paisagístico abarca todo o entorno da Estação, com plantio de grama, arbustos, irrigação automática, a recuperação da fonte original, a recuperação da caixa    d´água, que também faz parte do conjunto. Há ainda os projetos de iluminação; de drenagem para o terreno; está previsto o cercamento da área com balizadores e correntes, para evitar o acesso de veículos e animais; um projeto de segurança eletrônica com câmeras e alarmes; e um projeto de prevenção e combate a incêndio.

    De acordo com as plantas, os espaços serão divididos em vários ambientes: haverá uma sala de administração, um espaço com biblioteca e sala de informática (um pedido especial da vice-prefeita para atender crianças e adolescentes da região), uma pequena copa para atender a administração do local e servir de apoio aos eventos, e um salão (antigo armazém) que será transformado em um grande espaço para eventos e reuniões da comunidade.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O diretor administrativo da Secult/OP, Wanderson Rolla destacou que a Estação restaurada será para uso dos moradores de Engenheiro Corrêa. “Será um lugar para a comunidade, com cursos, eventos culturais, acesso para estudantes fazerem pesquisas na biblioteca e na sala de informática, e também vai ser um lugar de convivência, porque vai ter um paisagismo no entorno, serão colocados bancos para que as pessoas possam desfrutar daquele espaço”, disse.

    Wanderson falou ainda das próximas etapas para a aprovação do projeto. “Hoje fizemos uma apresentação para a vice-prefeita, agora vamos fazer as correções gráficas finais e encaminhar para os trâmites de aprovação. O projeto vai ser encaminhado para análise e aprovação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e também será apresentado ao Conselho Municipal de Patrimônio, o COMPATRI, por ser um bem inventariado. A expectativa é que a gente consiga publicar o edital de licitação da obra ainda neste ano”, afirmou o diretor.

    A vice-prefeita, Regina Braga, é natural de Engenheiro Corrêa e falou do desejo antigo dos moradores do distrito de verem o restauro da Estação Ferroviária. “Esse projeto é especial para mim porque eu sou nascida e criada no distrito de Engenheiro Corrêa, então eu sei que aquela comunidade sonha com a restauração desse bem há mais de 50 anos. Um desejo que ultrapassou gerações. Inclusive meus pais morreram sonhando com a restauração dessa estação”, declarou a vice-prefeita.

    Regina afirmou ainda a necessidade do distrito em ter um espaço de lazer. “É um distrito que não tem um centro cultural, não tem uma área de convivência para pessoas de qualquer idade, desde idosos até as crianças. É um prédio antigo lindo, uma riqueza patrimonial que nós temos. Desde que eu comecei na política eu tenho esse sonho. Hoje eu fiquei com o coração cheio de alegria, de entusiasmo, com esperança de que vamos finalmente realizá-lo. Eu quero agradecer à secretária Margareth, ao Wanderson, aos arquitetos e todos da secretaria de Cultura e Turismo e à secretaria de Obras, que é parceira na execução dos projetos, porque eu sei que estão todos empenhados para que esse sonho vire realidade o quanto antes”, comemorou a vice-prefeita.

    A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, comentou o quanto esse espaço revitalizado irá melhorar a vida da comunidade. “O projeto de restauração da Estação Ferroviária de Engenheiro Corrêa é mais uma das ações que a PMOP, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vem lutando para conseguir entregar à comunidade este espaço restaurado e revitalizado. A nossa intenção é que no local funcione um ponto de cultura e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), abrindo  novas oportunidades para a comunidade, oferecendo oficinas, encontros, convivência de modo geral”, disse a secretária.

    Margareth falou ainda dos recursos para a realização da obra. “Para esse projeto nós ja conseguimos uma emenda parlamentar que vai custear metade da obra. O restante será com captação de recursos ou fonte própria da prefeitura de Ouro Preto. É um patrimônio que a Rede Ferroviária deixou para a comunidade. O distrito foi formado a partir da Capela de Santo Antônio do Monte, mais ao alto, com algumas fazendas. Após a chegada da Rede Ferroviária, a parte baixa da localidade se desenvolveu, com comércio, era onde os visitantes chegavam, o local ganhou uma nova formação. Então, tem uma memória, uma identidade, é  um sonho de todos vê-la restaurada e que seja preservada”, concluiu. Fotos: Greiza Tavares