Inclusão escolar: Itabirito realiza 1ª Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

    Com o objetivo de discutir a educação inclusiva, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, realizou entre os dias 24 e 27 de agosto a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

    O evento, que integrou a programação da 16ª Semana do Desenvolvimento Econômico, contou com palestras sobre neuroalfabetização, aspectos sensoriais e estratégias de manejo de comportamentos, entre outros assuntos relacionados à educação inclusiva.

    “É um momento de aprendizado e discussão. A educação inclusiva é importante para atender os alunos com deficiência e superar as barreiras do preconceito e da segregação. O nosso propósito é capacitar os educadores e atender com qualidade toda a população”, destacou a secretária de Educação, Iracema Mapa.

    Educação inclusiva

    O evento contou com a participação de representantes da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto e de autoridades dos municípios de Itabirito, Jeceaba, Ouro Preto, Ouro Branco e Mariana.

    “Foi um privilégio falar sobre inclusão. Tivemos a oportunidade de refletir e avançar em prol dessa pauta. Precisamos nos conscientizar, pensar e conversar alternativas

    para assegurar uma educação inclusiva de qualidade”, afirmou a educadora e fundadora do Instituto Cáue, Mariana Rosa.

    Participantes aprovam iniciativa

    Realizada no auditório da Feira de Desenvolvimento Econômico, a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla reuniu cerca de 1,4 mil participantes, entre educadores e pais de alunos, para debater a inclusão escolar.

    “Foi um momento maravilhoso! Todos os palestrantes com significativas e relevantes falas sobre a inclusão, acessibilidade ao currículo e adaptações pedagógicas. Em especial, destaco a palestra da neurocientista e fonoaudióloga Laura Faria, que deu uma verdadeira aula sobre neuroalfabetização”, enfatizou a neuropsicopedagoga institucional e coordenadora do Núcleo de Inclusão de Ouro Preto, Silvana Braga.

    “Espero que todos os conhecimentos sirvam para que possamos colocá-los em prática e para que, com o auxílio do poder público, consigamos efetivamente cumprir e atingir nossas metas na escola”, declarou a monitora de apoio, Maria Aparecida Paranhos.

    Sentimento compartilhado por Flávia Maria Silva e Souza, diretora da educação básica de Itabirito. “A 1ª Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com certeza, foi um marco nas ações voltadas para uma inclusão efetiva”, afirmou. Fonte: PMI.