Seminário “Construindo Cidades Resilientes”

    Por Luiz Guilherme Mascarenhas

    No dia 02 de setembro, a Prefeitura de Mariana por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e apoio da Secretaria de Defesa Social promoveu, no Centro de Convenções Alphonsus Guimarães, o “Seminário Construindo Cidades Resilientes”, contendo diversas palestras de caráter preparatório e informativo no âmbito da prevenção de desastres e riscos.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O evento teve participação da Defesa Civil da cidade de Campinas – SP, junto do seu Coordenador e Diretor, Sidnei Furtado, que é destaque no curso de Resiliência e Planejamento de Redução de Riscos de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Ao longo do dia, foram trabalhados temas e debates que abordaram o controle de riscos, gestão de egos, desenvolvimento social e os parâmetros futuros de inspiração e influência do planejamento do Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres em 2022. Furtado destaca a participação de Campinas – SP em eventos como o Seminário em Mariana, “mostra o reconhecimento das ações do Centro de Resiliência em Campinas – o primeiro do Brasil – tanto no âmbito municipal como nas esferas estadual e nacional”, ressaltou.

    A Prefeitura de Mariana acredita que o aprimoramento e atualização do planejamento para atendimento das circunstâncias do período de chuva é fundamental. Além do seminário e o auxílio à incorporação da campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) do Escritório das Nações Unidas, foram realizados oficinas e simulados de treinamento para os agentes na vigilância, preparação e respostas às crises, contando com a participação, além dos palestrantes, do Departamento de Vigilância e Saúde (DEVISA) e do consultor Gustavo Leão da Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.

    Foto: Luiz Guilherme Mascarenhas e Marcella Pontes

    Prefeitura de Mariana