Por: Marcelo Camêlo
Nos últimos dias, desde a sexta-feira dia 09 de setembro, temos visto diversas notícias sobre incêndios acontecendo em nossa região. Recentemente vem causando danos materiais irreparáveis para algumas pessoas, mas também vem causando danos irreparáveis à nossa vegetação e à fauna. Ocorrências chocantes como incêndios florestais causados por ações humanas podem e devem ser denunciadas.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A equipe médica veterinária da Clínica Habitat explica que a vida animal é bastante afetada pelos incêndios florestais, causando sofrimento, dificuldades na respiração e a morte de diversos animais indefesos. A bombeira civil Gabriela Carvalho, que trabalha no resgate de animais em áreas remotas em incêndios florestais, conta que já resgatou todos os tipos de animais e que infelizmente o tratamento ainda é feito de forma precária. A logística por trás do resgate é apenas mais um dos diversos problemas que são enfrentados quando algum incêndio criminoso é combatido. Entretanto, o maior desafio ainda é conscientizar a população sobre os perigos e as consequências que o ato pode causar, não apenas para os humanos, mas também para os animais silvestres.
De acordo com dados de pesquisa realizada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o mês de setembro do ano passado (2021) foi o mês recordista, desde 1998, em registros de incêndios florestais. E em dados divulgados este ano, ainda pelo INPE, Minas Gerais é o quarto estado brasileiro com mais focos de queimadas, estando atrás apenas de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Dado assustador, quando pensamos em um país com proporções continentais como é o Brasil.
É válido lembrar que, no Brasil, o ato de iniciar uma queimada é crime e está disposto na lei nº 9605/98. Nas disposições gerais do ordenamento são defendidas sanções penais e administrativas que sejam derivadas a partir de condutas lesivas ao meio ambiente. Portanto, se você presenciar ou testemunhar alguma prática suspeita que possa levar a um incêndio florestal, você pode ligar para o número da Polícia Florestal, ou Polícia Militar de Meio Ambiente da sua cidade, ou pelo número 193 e denunciar.
O dia 22 de setembro é a data oficial da troca de estações no hemisfério sul, onde saímos do inverno e entramos na primavera. Com o aumento da temperatura, também aumentam as nossas responsabilidades para manter a nossa fauna protegida. Até mesmo para tutores de animais domésticos por conta da mudança climática. A Clínica Habitat se solidariza com as equipes de resgate de animais silvestres e também oferece apoio no tratamento de animais, como já feito diversas vezes em parceria com o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto-MG.