Ouro Preto ganha programa de desenvolvimento econômico, social e ambiental

    Imagem: Neno Vianna

    O projeto abrange o entorno do município e é desenvolvido pelo Creads

    Mais renda, emprego e conhecimento ambiental. Essas são umas das premissas do Prodesa – Programa de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental para Ouro Preto e Região, lançado no último dia 10, em Engenho D’água, no distrito de São Bartolomeu. O projeto foi elaborado pelo Creads, que é o Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável que já atua desde 2001 com a proposta de preservação dos recursos naturais com o desenvolvimento local e atividade social.

    O Prodesa tem por objetivo trabalhar apicultura solidária, restauração florestal, bosque modelo e prevenção e combate a incêndios, com a missão de ampliar a tecnologia e o desenvolvimento sustentável. O Creads desenvolve vários programas com foco na proteção dos recursos naturais e culturais, promovendo a conscientização e a sensibilização por meio da educação ambiental e patrimonial, em busca da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de vida.

    O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou que o Creads é um dos polos mais importantes na atualidade mineira de educação ambiental e valorização do meio ambiente. “Um importante programa que vem redimensionar a atuação desse centro e atender uma série de demandas do município de Ouro Preto do ponto de vista do meio ambiente, da recuperação da cobertura vegetal e de ações educativas. Nós vamos ter agora, diversas entidades e associações do campo público e do campo privado apoiando e prestigiando os desdobramentos do trabalho do Creads”.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A vice-prefeita Regina Braga enfatizou a importância desse programa para o município. “Eu sou amiga da família de muitos anos, eu vi esse projeto começar e agora nós lançamos mais um programa aqui no Creads. É uma honra e um privilegio muito grande, Ouro Preto abrigar mais esse projeto com tantas parcerias boas. É só orgulho e é só gratidão e eu tenho certeza que vai ser, já é, um sucesso e pode esperar que isso aqui já é gigante e vai crescer muito mais. E viva a natureza e viva o meio ambiente”.

    Helton Neves, presidente do Creads, falou sobre o projeto e suas expectativas. “Sempre tivemos uma relação muito estreita com o poder público e, com o lançamento do PADE, sentimos a obrigação de contribuir com essa diversificação econômica. Entendemos que os desafios são grandes, mas temos convicção no êxito devido a esse sinergismo tanto com o poder público quanto com as empresas privadas. Acreditamos que teremos um grande avanço, já temos muitas ações em desenvolvimento e a certeza que vamos contribuir para Ouro Preto e seu entorno”.

    Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, destacou o Prodesa como sendo uma importante ferramenta para Ouro Preto e região. “Estamos buscando alternativas e parceiros para a diversificação da nossa economia e melhoria da qualidade de vida da população. É com grande alegria que recebemos esse programa que tem grande potencial de desenvolvimento e estimamos muito sucesso ao Creads e os bons frutos que colheremos no futuro”.

    Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente, salientou que o Prodesa é um programa com várias vertentes possíveis a serem trabalhadas com a comunidade. “O que me chamou muito a atenção foi a questão dos apiários, que pretende, sobretudo, utilizar candeia, uma espécie de madeira muito vasta na nossa região e tendo as mulheres com uma frente de produtividade e empreendedorismo”.

    Também estiveram presentes o secretário de Agropecuária, Franklin Evangelista e Samuel Sabino, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, representando o secretário Felipe Guerra. Fonte> PMOP.