Ação do MP obriga Prefeitura de Mariana a corrigir divulgação de local histórico com nome errado

    Editorial da edição 713 do Jornal O Espeto

    O projeto “Mariana Aventura” da Prefeitura de Mariana é uma importante ação que visa valorizar e levar as pessoas a locais históricos. Merecem parabéns a todos envolvidos nessa excelente iniciativa.
    Deu tão certo essa iniciativa que a prefeitura de Catas Altas inspirada nas realizações do “Mariana Aventura” também criou seu programa de visitação a locais históricos e naturais chamado de “Projeto Catas Altas em Movimento”, que inclusive sábado dia 24 de setembro terá sua abertura com uma caminhada para a Cachoeira do Tamanduá no Morro da Água Quente. Isso prova da importância de atividades como essa.
    Em 16 de dezembro de 2021 a Prefeitura de Mariana realizou atividades no Morro Santo Antônio em Passagem, que se repetiu em 20 de julho de 2022. Ambas foram concluídas com sucesso de organização e de público. Porém o nome do Morro Santo Antônio foi alterado para “Morro da Âncora”, para divulgação do evento, e claro isso causou estranheza e confusão, principalmente após ser publicado em vários sites e jornais da região. Desde a primeira edição a Prefeitura foi avisada sobre o erro no nome do local mas mesmo assim preferiram manter o erro com a repetição do nome “Morro da Âncora”. Inclusive o jornal O ESPETO publicou matéria sobre isso.A ACAM, Associação de Caçadores de Assombração e Monstros de Mariana levou pedido ao Ministério Público para intervir no caso, que estava se tornando já “Fake News”, o que gerou o processo nº 19.16.1264.0106413/2022-29 e gerando confusão. Ninguém gosta de ter seu nome trocado, nem ver alteração de nomenclatura de locais históricos, tão pouco a Prefeitura de Mariana pode sair rebatizando locais a seu bel prazer. De acordo com a ACAM os nomes tem profunda ligação com a identidade cultural das pessoas e qualquer mudança causa reação e desinformação e por isso mesmo não devem ser alterados. De acordo com carta Ofício n.º 407/2022 enviado a ACAM, o Ministério Público afirma que: “Com efeito, o Município de Mariana reconheceu o equívoco e retratou-se, esclarecendo que o trajeto integrante do Projeto Mariana Aventura não contempla o “Morro da Âncora”, mas sim o Morro Santo Antônio (em Passagem). Registre-se que o Município de Mariana fez a retratação e publicou em seus canais oficiais de informação, resolvendo o problema noticiado. Parabenizamos o Ministério Público em atuar sempre em prol dos interesses da população.