Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Operando em Ouro Preto desde janeiro de 2020, a Saneouro enfrentou alguns problemas desde que chegou ao município, e ainda não tem a aceitação da população. Uma enquete realizada pelo O Espeto com moradores da cidade indica que 45,9% dos entrevistados sentem que o serviço de abastecimento e coleta de esgoto realizado na cidade piorou em comparação ao antigo serviço prestado pelo SEMAE, enquanto somente 27% afirmou sentir melhora nos serviços.
Desde a sua implantação na cidade, a Saneouro tem enfrentado a rejeição de grande parte da população. Em agosto de 2021, moradores da cidade acamparam na Praça Tiradentes, como forma de protesto contra a privatização dos serviços de água e esgoto. Um ano após os protestos na Praça Tiradentes, a equipe do O Espeto realizou uma enquete com moradores da cidade para constatar as opiniões sobre a atividade da empresa na cidade.
Sobre as mudanças em relação ao serviço prestado pela SEMAE, alguns moradores afirmaram não sentirem diferenças no serviço, a não ser a cobrança da taxa de serviço mensal e a instalação de hidrômetros nas casas. “A Saneouro se instalou e modificou vários pontos de acesso da água, instalou-se em nossas casas e realizou inúmeras obras em nossas ruas. O que não necessariamente garantiu a qualidade da água”, afirmou um morador.
As reclamações mais constantes estão relacionadas à cobrança da taxa de serviço feita pela Saneouro. 73% dos entrevistados afirmaram não considerar a cobrança justa (veja no gráfico abaixo), enquanto outros afirmaram não ter condições de arcar com a fatura.
Em relação à fatura, a Saneouro afirma que desde que assumiu os serviços de água e esgoto, implantou a Tarifa Social, benefício que permite às famílias de baixa renda terem desconto na conta de água. A diferença de valores passa de 50%. Para ter acesso ao benefício é preciso atender a alguns pré-requisitos, entre eles está cadastrado no CadÚnico do governo federal. Para ter acesso, basta comparecer a um ponto de atendimento com a documentação solicitada
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Alguns moradores também reclamaram da qualidade da água fornecida pela Saneouro, sinalizando que a água que chega às suas residências, muitas vezes, está suja ou com cloro. “A água que chega na minha residência é suja, mesmo sem chover”, afirmou um morador. Por meio da sua Assessoria de Imprensa, a Saneouro informou que por meio do setor de qualidade da água, atende todos os parâmetros físicos, químicos, biológicos e radioativos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. E que a aparência “branca” e leitosa da água se deve à pressão da água dentro das tubulações e não à presença de cloro.
Por outro lado, alguns moradores afirmaram que desde a chegada da Saneouro a Ouro Preto, os problemas com a falta d’água se tornaram menos frequentes. “A falta de água reduziu muito. Quando era o SEMAE, os bairros sofriam todo mês com a falta d’água. Hoje em dia ocorre de faltar, mas não acontece com frequência”. Em Ouro Preto, o serviço de abastecimento de água sofria com rodízios, nos quais as casas recebiam água de modo intercalado, uma moradora elogiou o fim dessa prática.
Outros moradores afirmaram que o atendimento em momentos de falta d’água melhorou. “Existe atendimento com 2 lojas, e até por WhatsApp. Pessoal trabalha bem uniformizado e equipado, inclusive com segurança e sinalização”, destacou uma moradora”.
Por conta do período de estiagem em Ouro Preto, que segue até o final de setembro, a Saneouro reconhece que o abastecimento pode ser comprometido pela dificuldade de recuperação dos mananciais. Por isso, a empresa reforça a importância da colaboração de todos.
“A Saneouro ressalta que, mais do que fazer o consumo consciente, é preciso economizar água”, afirmou a assessoria de imprensa.